ABC - sexta-feira , 25 de abril de 2025

Bloomsday celebra 50 anos de ‘Ulysses’ no País

Há 112 anos, num 16 de junho, Leopold Bloom saía de sua casa pela manhã, em Dublin, cumpria suas obrigações, e voltava. Um enredo simples para esse que se tornaria um dos grandes romances do século 20: Ulysses. Publicada em 1922, a sempre cultuada obra de James Joyce é, desde 1924, motivo de festa – primeiro na Irlanda e depois ao redor do mundo. Lá, o Bloomsday ainda hoje reúne fãs do autor em pubs, sessões de cinema e teatro, leituras etc. Muitos vão vestidos como os personagens.

Em São Paulo, a festa chega à 29.ª edição com uma intensa programação nesta quinta, 16, a partir das 18h30, na Casa Guilherme de Almeida (Rua Cardoso de Almeida, 1.943). O Bloomsday paulistano celebra, também, os 50 anos da primeira edição brasileira da complexa obra, traduzida por Antônio Houaiss.

Newsletter RD

Entre os destaques, a conversa de Marcelo Tápia com Aurora Bernardini acerca da história do Bloomsday em São Paulo e a palestra Ulysses no Brasil, por Caetano Galindo. Ele é o tradutor da mais recente edição brasileira de Ulysses, de 2012, e lança, agora, Sim, Eu Disse Sim – Uma Visita Guiada ao Ulysses de James Joyce (Companhia das Letras).

Além disso, Maria Teresa Quirino fala sobre a tradução pioneira de Houaiss e lê breves trechos da obra. Tony Rosenberg sobe ao palco para ler fragmento do episódio Éolo, de Ulysses, em inglês, e Antônio Ginco lê a mesma passagem na tradução de Houaiss. Leitura do trecho, também, em francês, italiano, espanhol, catalão, alemão, russo, hebraico, húngaro, checo e latim por tradutores diversos.

O monólogo de Molly Bloom também será lido – por Fernanda Assef. E Tatiana Assadi faz a palestra Da Letra ao Lixo: Riverrun de Joyce por Lacan. Haverá ainda a exibição de trecho do filme Passages from James Joyces Finnegans Wake (1966), de Mary Ellen Bute, com comentários de Donny Correia, e homenagem a Boris Schnaiderman e Haroldo de Campos, entre outras atividades.

Este ano não haverá programação no Finnegans, que mudou de dono. Mas a música, as performances e a degustação de uísque irlandês estão garantidas.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes