
Na noite desta quarta-feira (29) o Consórcio Intermunicipal Grande ABC e a AcigABC (Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC) realizaram a cerimônia de entrega das premiações de melhores receitas e melhores fotografias do cambuci no Concurso Gastronômico Regional do fruto e no Concurso Regional de Fotografia Mobile: “O Cambuci no ABC”. Os prêmios foram parte do encerramento das atividades realizadas em Santo André – Paranapiacaba, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires.
As três cidades abriram espaço na programação para os moradores da região revelarem seus talentos. Participam da etapa regional dos concursos os vencedores das seleções municipais. A cerveja com cambuci de Fábio Balmann, de Santo André, foi eleita a melhor bebida com o fruto. O título de melhor prato salgado foi conferido ao Antepasto de Zucchini com Cambuci, de Ivânio Alan Silva de Carvalho. O melhor prato doce foi o Crepe de Cambuci Curd, de Marcella Louise dos Santos, de Ribeirão Pires.
O corpo de jurados composto por especialistas no tema ou jornalistas avaliou os seguintes quesitos para o Concurso Gastronômico: sabor; apresentação; e criatividade/originalidade.
Na fotografia, Yara Barbosa Peigo, de Santo André, foi a autora da melhor imagem do cambuci. Para eleger a melhor foto do fruto, foram analisadas qualidade artística e estética da foto; técnica utilizada; e criatividade e relação com o tema proposto.
Além da etapa final dos concursos, a organização do Circuito apresentou balanço do 13º Festival do Cambuci de Paranapiacaba – Santo André, o 11º Festival do Cambuci de Rio Grande da Serra e o 3º Festival do Cambuci de Ribeirão Pires. De acordo com informações das Prefeituras dos municípios participantes, as festividades movimentaram cerca de R$ 900 mil. Foram 12 dias de atividades nas três cidades que atraíram, juntas, 65 mil pessoas.
Durante os eventos, foram utilizadas em torno de três toneladas de cambuci para atender o público. Participaram dos festivais 55 produtores que comercializaram itens feitos artesanalmente com o fruto. As festas ofereceram aos visitantes – moradores da região e da Grande São Paulo – além de opções de gastronomia e artesanato, programação cultural gratuita e atividades relacionadas ao cultivo e produção do cambuci.
O 13º Festival do Cambuci de Paranapiacaba, por exemplo, contou com homenagem a Adoniram Barbosa na abertura do evento, no espetáculo “Adoniran, Agora Nóis Vai!”. Caminhada e oficina de cultivo de mudas do fruto também foram atrações na Vila Andreense.
Em Rio Grande da Serra, o destaque do 11º Festival do Cambuci na cidade foi o Concurso que elegeu, respectivamente, Karine Fernandes e Izadora Figueiredo as novas Rainha e Princesa das festividades. A valorização do fruto e do próprio município foi estimulada durante o período do evento. Alunos da rede municipal de ensino e da Escola Estadual Edmundo de Nobrega Teixeira participaram das atividades com a exposição de trabalhos relacionados ao cambuci e a Rio Grande da Serra.
Em Ribeirão Pires, a programação cultural contou com a participação de artistas da cidade, com homenagens ao grupo Mamonas Assassinas e ao cantor Raul Seixas, além de atrações renomadas do cenário soul e da Black Music – Dom Paulinho Lima e Vanessa Jackson. Entre as atividades relacionadas ao fruto, foi realizada palestra sobre a “Atividade Antioxidante da Fruta e da Geleia de Cambuci”.
Veja abaixo os premiados em cada categoria:
Melhor imagem do cambuci:
1º lugar – Yara Barbosa Peigo, de Santo André;
2º lugar – Gabriel Mazzo, de Ribeirão Pires;
3º lugar – Tatiana de Lima Araújo, de Rio Grande da Serra.
Melhor bebida:
1º lugar – Cerveja com Cambuci – Fabio Balmann, de Santo André;
2º lugar – Cerveja Kâmu-si – André Clementino, de Ribeirão Pires;
3º lugar – Suco de Cambuci com Yakult – Natália Gomes, de Rio Grande da Serra.
Melhor prato salgado:
1º lugar – Antepasto de Zucchini com Cambuci – Ivânio Alan Silva de Carvalho, de Ribeirão Pires;
2º lugar – Temaci – Tânia Aparecida Moreira de Alencar Corleto, de Santo André;
3º lugar – Lombo Suíno ao molho de gengibre com cambuci – Cláudio Marcio, de Rio Grande da Serra.
Melhor prato doce:
1º lugar – Crepe de Cambuci Curd – Marcella Louise dos Santos, de Ribeirão Pires;
2 º lugar – Bolo bombom com creme cambuci – Maria Custódia da Silva, de Rio Grande da Serra;
3º lugar – Muffin de Cambuci – Rosana Martim Silva, de Santo André.