
Para as escolas, julho significa férias. Já para os pais, é dúvida sobre onde levar as crianças. Para ajudar, o RD elencou várias opções de lazer gratuitas, como oficinas, brincadeiras populares, interação com animais, esportes, brincadeiras com água e brinquedos infláveis.
Em São Bernardo, a Prefeitura fará entre os dias 11 e 15 o programa Tempo de Férias, em 21 endereços, entre escolas municipais e unidades da Fundação da Criança. Sob o tema Tempo de Férias nas Olimpíadas, as atividades consistem em programação recreativa monitorada com espaço interativo de trânsito, teatro de bonecos, show de magia, oficinas, brinquedos infláveis, exibição de curtas metragens e diversão, simultaneamente em todos endereços.
Em Mauá, haverá atividades livres nos dias 7 e 21, com o projeto Artes em Trajeto, que leva música e apresentações culturais na Passarela Central (av. João Ramalho). No dia 10, acontece a edição do Dia do Rock, na Praça da Paineira, com apresentações de bandas regionais, e no dia 24, a festa fica por conta do Samba na Paineira, com compositores independentes.
No Mauá Plaza Shopping, crianças de 3 a 12 anos poderão brincar até o dia 31 no circuito de brincadeiras com temática da novela Carrossel. O evento inclui atividades artísticas, pista de treino, mini quadras de futebol e basquete, amarelinha e um palco com instrumentos para que vivam a experiência de serem estrelas da música.
Em Santo André, o projeto Férias no Parque será realizado nos dias 16 e 17, no Parque Regional da Criança, e dias 23 e 24 no Parque Celso Daniel, com atividades recreativas e culturais, com monitores, brinquedos infláveis, show de palhaços e contação de história. Por sua vez, o Atrium Shopping em apresentação do clássico Os três porquinhos, no sábado (2), 15h.
O SESC São Caetano tem construção de brinquedos, apresentações multiculturais, oficinas de cordel, desenho animado em massinha, filmes e atividades de recreação, como jogos de tabuleiro e contação de histórias, além de passeios turísticos.
Atenção redobrada
Mas as férias escolares exigem dos pais cuidado, já que os filhos passam mais tempo em casa. Segundo Nilton César Lima, pediatra do Hospital Brasil, milhares de crianças são hospitalizadas em razão de acidentes domésticos, que estão entre as principais causas de morte na infância em todo o Brasil, como afogamento, cortes, queimaduras, quedas e intoxicação. “Nas férias, as estratégias mais bem-sucedidas à prevenção de lesões são modificação do produto (tampas à prova de crianças), modificação do ambiente (travas de armários) e não exposição a ambientes abertos com baldes, banheiras e vasos sanitários. Nesta época, os cuidados devem ser redobrados, já que é o período com mais emergências hospitalares”, afirma o médico. (Colaborou Amanda Lemos)