
O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) – Same (Serviço de Atendimento Móvel de Emergência) de São Caetano, que pode ser acionado pelo número 199, divulgou, nesta segunda-feira (4), seu relatório semestral de atendimentos. O serviço, que integra forças policiais, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e as áreas de Saúde e Trânsito, 24 horas por dia, atendeu 7817 ocorrências, entre 1º de janeiro e 30 de junho deste ano.
Com 3783 atendimentos, os casos clínicos foram os chamados mais recorrentes, seguido por transporte de ambulâncias de pacientes acamados ou com sonda, por exemplo, com 666 ligações – o documento aponta também ocorrências como acidentes ou infrações de trânsito, perturbação do sossego público, animais em locais de risco, quedas e incêndios, entre outros (em junho, foram 1268 chamados).
O secretário de Segurança da Prefeitura sulsancaetanense, Marco Antonio A. Barreiras, ressalta que, por meio do 199, os moradores têm acesso a uma variedade de serviços, mas alerta que se faz necessário o uso do benefício com total responsabilidade. “Os trotes, por exemplo, fazem os atendentes perderem tempo e podem interferir no salvamento de uma vida.”