
Na última segunda-feira (4/7), o veículo responsável por realizar a coleta de resíduos secos no bairro Campestre descumpriu o calendário estipulado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e não recolheu o lixo reciclável dos moradores do bairro.
No site da autarquia fica disponibilizado o calendário de coleta em cada região de Santo André e, conforme o cronograma, no bairro Campestre os resíduos secos são recolhidos às segundas-feiras, a partir das 7h, enquanto os úmidos são coletados às terças-feiras, quintas-feiras e sábados, a partir das 17h.
De acordo com a moradora da rua Vitória Régia, a representante comercial Bernadete Domingues, 57, essa não é a primeira vez que isso acontece e, na última ocorrência, a justificativa foi que o veículo coletor não passou pela rua porque ela estava em obras e, portanto, inacessível. “Aí a gente corre risco de descartar o lixo reciclável junto com o orgânico. É um trabalho perdido”, diz.
Mais do que o trabalho de separar, a representante comercial fica indignada com o fato de o lixo orgânico estar indo para aterros sanitários. “Isso é um absurdo porque nós já pagamos uma taxa muito alta, justamente por causa desse tipo de coleta seletiva, mas que mesmo assim eu faço questão de pagar”, diz.
Procurado pelo RD, o Semasa informou por meio de nota que o caminhão coletor de resíduos secos passou pela via das 9h36 às 11h19 desta segunda-feira (4), de acordo com os relatórios do GPS do veículo. Ainda conforme o comunicado, a autarquia realizou uma vistoria na tarde desta terça-feira (5) para verificar as condições da via e dos resíduos dispostos. Os fiscais identificaram apenas uma casa com resíduo disposto, no número 140, onde há quatro sacos pretos com carne e restos de alimentos misturados com resíduos recicláveis, motivo pelo qual a equipe deixou o resíduo para trás.
Mesmo assim, a autarquia ainda realizará ação corretiva junto aos coletores, com o objetivo de evitar que os resíduos secos sejam coletados junto com os resíduos úmidos.
Sobre as taxas de coleta, o Semasa explica que a coleta de resíduos (úmidos e secos) em toda a cidade é realizada pela própria autarquia por meio de uma empresa terceirizada, contratada por licitação. Não existe taxa extra para coleta do resíduo reciclável. O que ocorre é o pagamento de uma Taxa de Coleta, cuja cobrança ocorre por meio da conta de saneamento emitida pelo Semasa.