
De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), São Caetano tem 128.454 munícipes aptos a votar na eleição deste ano. Estes eleitores vão decidir no dia 2 de outubro se o prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) seguirá no cargo nos próximos quatro anos ou se o Palácio da Cerâmica terá outro ocupante a partir do ano que vem.
Quatro dos sete nomes que disputarão o pleito já realizaram convenções e se tornaram oficialmente candidatos.
Auricchio, Pinheiro e Gilberto formalizam candidaturas
Três dos principais prefeituráveis de São Caetano já se tornaram oficialmente candidatos a prefeito: José Auricchio Jr. (PSDB), Paulo Pinheiro (PMDB) e Gilberto Costa (PEN). Os três realizaram convenções no último domingo (24).
Auricchio tenta voltar ao Palácio da Cerâmica depois de ficar à frente da Prefeitura por oito anos, entre 2005 e 2012. O tucano vai para a disputa com chapa pura. O vereador Beto Vidoski (PSDB) é o candidato a vice.
“Vamos nos afastar desse modelo clientelista e patrimonialista onde só uma família é que comanda a cidade. Tempos onde a família que não tem cargo eletivo possui gabinetes dentro do gabinete do prefeito. Isso beira a imoralidade e a ilegalidade. Onde se admite que fornecedor da Prefeitura tenha de conversar com filho ou filha de prefeito?”, critica o candidato tucano.
Paulo Pinheiro indicou como vice o vereador Jorge Salgado (PTB). O prefeito realizou convenção no Ginásio Profª Marlene José Bento, no bairro Santa Maria.
“Falo para a população, continue tentando ajudar a administração e acreditando na melhoria dos serviços da cidade. Vamos ter a colaboração da população para que São Caetano seja sempre uma cidade progressista, com ajuda do povo, do vice-prefeito Jorge Salgado e da Câmara Municipal”, afirmou o prefeito de São Caetano.
Vereador de São Caetano por quatro mandatos e ex-secretário de Esportes e Turismo do município, Gilberto Costa também vai disputar neste ano, pela primeira vez, a corrida pelo comando da Prefeitura. Costa preside o PEN há três anos. Ele terá como vice o médico Edson Hiroshi (PEN).
“A única polarização que tem na cidade no sentido dos dois [Auricchio e Pinheiro] é quando se mede quem foi pior. Tem pesquisas que eu estou em primeiro ou segundo. A polarização é só se for comigo. Eles estão nivelados por baixo. Se as duas maiores rejeições são dos dois, o que está se polarizando é qual foi o pior”, afirma Costa.
Palacio, Dal’Mas, Della Bella e Sara Jane também concorrem
Eleito vereador de São Caetano pela terceira vez na última eleição municipal, Fabio Palacio (PR) tenta neste ano pela primeira vez ser eleito prefeito. Seu vice ainda não foi anunciado. A convenção ocorrerá no próximo sábado (30), às 10h, na Câmara.
“A população se entristece hoje de viver em São Caetano. É uma cidade diferenciada, porém a população entende que já fomos muito melhores no passado do que fomos hoje”, afirma o pré-candidato. “As pessoas dizem: ‘eu preferia a São Caetano de Tortorello’”.
Apesar de criticar as administrações Paulo Pinheiro e José Auricchio, Fabio Palacio já apoiou ambos. O vereador foi vice-líder da gestão Auricchio na Câmara e apoiou a candidata Regina Maura Zetone em 2012. Também integrou a bancada governista da atual administração por pouco mais de um ano.
Outro nome que disputa a corrida eleitoral em São Caetano é a vice-prefeita Lúcia Dal’Mas (PRTB), que rompeu com Paulo Pinheiro com apenas 3 meses de governo. Ela terá André Stábile (PMN) como companheiro de chapa. A convenção ocorre nesta quinta-feira (28).
“Eu, como vice-prefeita, deveria acompanhar ao lado do prefeito, mas infelizmente nos primeiros meses passei a ver que as coisas não estavam caminhando de uma maneira que nós havíamos programado, que nós tínhamos prometido em campanha, então acabei fazendo um outro papel no qual me comprometi com a população que é um governo de transparência”, afirma Dal’Mas.
Também concorrerá Sara Jane Zanetti (Rede), que terá como vice o ex-vereador Devanir Morari (PSOL). A Rede promoveu sua convenção na noite desta terça-feira (26), na Câmara.
“O bom gestor não precisa se preocupar com marketing, com mídia, por quê? Porque a própria população percebe. A própria população faz essa mídia, essa divulgação. Quando se tem um bom gestor, o próprio trabalho fala por si, é isso”, afirma Zanetti.
Outro prefeiturável é Márcio Della Bella (PT), que preside o partido em São Caetano. Ele deve ter como vice o presidente do PCdoB, Marcel Camilo. A convenção vai acontecer em 3 de agosto, na Câmara.