
As disputas pelos Jogos Olímpicos Rio 2016 começaram nesta quarta-feira (3), mas muitas delegações já passaram pela região para fazer a adaptação ao clima brasileiro ou mesmo simplesmente treinar para as competições que vão acontecer até o dia 21. Além das delegações, o ABC também foi o cenário de parte da polêmica do doping ao envolver russos que treinavam em São Caetano.
Cinquenta e três integrantes da delegação russa, sendo 33 atletas e 20 membros da comissão técnica treinaram nas piscinas do Conjunto Aquático Leonardo Sperate, no Bairro Olímpico. “Estamos muito emocionados com a recepção e fascinados com a estrutura e com a característica da cidade. Realmente São Caetano está de parabéns”, afirmou o chefe da delegação, Sergey Zhilkin.
Apesar da boa recepção na cidade, três nadadores russos ficaram de fora da Rio 2016. Nikita Lobintsev, Vladimir Morozov e Daria Ustinova foram retirados da listagem olímpica por ligação no esquema de doping denunciado pela Agência Mundial Antidopoing (Wada). A decisão foi referendada pela Federação Internacional de Natação (Fina).
Mesmo com a suspensão, Lobintsev, Morozov e Ustinova continuam com treinos junto à delegação russa até uma possível reviravolta acontecer no caso. Os russos sofrem baixas desde o início do escândalo, há cerca de três meses. Toda a delegação de atletismo acabou barrada após denúncias de que o governo russo, juntamente com a Agência Antidoping local, encobriu resultados positivos a atletas que usaram substâncias dopantes.
Outros dois atletas também utilizaram as acomodações de São Caetano para treinamento: os nadadores Marcelo Acosta (El Salvador) e Johnny Perez (República Dominicana). Ambos estão em sua primeira Olimpíada e são treinadores pelo italiano Gianluca Alberani.
Na ginástica artística, a seleção brasileira masculina fez boa parte de sua preparação no Centro de Ginástica, em São Bernardo, com muitos atletas da região em sua delegação, como Diego Hypolito, Sérgio Sasaki e Arthur Zanetti, campeão olímpico nas argolas. Na mesma instalação, a delegação japonesa também fez parte da preparação. Todos já estão no Rio para a disputa da ginástica, que começa no próximo sábado (6).
No complexo de atletismo Professor Osvaldo Terra, ao lado do centro de ginástica, a seleção da Eslovênia faz todos os treinamentos para se preparar para os Jogos. O atletismo só inicia a participação olímpica na última semana de competições.
Futebol
As seleções femininas que disputam o torneio olímpico de futebol são as que mais utilizaram equipamentos na região, especialmente dois, os estádios Bruno José Daniel, em Santo André, e o Distrital do Inamar, em Diadema. As equipes do Canadá, Austrália, Zimbabwe e Estados Unidos treinaram no ABC antes da estreia.