
Comemoração. Esse será o clima que vai tomar conta do Estância Alto da Serra, em São Bernardo, neste sábado (17). A casa de espetáculos vai receber a partir das 21h o NX Zero, em turnê que festeja o lançamento do DVD de 10 anos do grupo de emocore paulista, com o álbum Norte, e o CPM 22, que celebra 20 anos de estrada da banda.
Diferente do último trabalho lançado pelo NX Zero, o show da turnê Norte surge com formato mais concentrado, no qual os integrantes tocam mais juntos e priorizam canções bem recentes produzidas pelo grupo. No setlist da apresentação estão todas as faixas do CD Norte, mas para quem curte os clássicos que consagraram o NX, o vocalista Di Ferrero garante singles, como Só Rezo, Razões e Emoções, Maré e Cedo ou Tarde.
Em entrevista ao RD em março deste ano, o baterista Daniel Weksler disse que a formação atual da banda, com Di Ferrero, Gee Rocha, Fi Ricardo e Caco Grandino, foi o grupo que “fez tudo acontecer” e, para Di Ferrero, isso é o que destaca a trajetória do NX. “Passamos por muitas fases, etapas de amadurecimento, crescemos juntos e com os fãs. E como todos os nossos discos, o Norte transparece nossos sentimentos mais sinceros e traduz o nosso momento”, explica o vocalista.
Com traços de estilos como o pop e até a MPB sem desvirtuar de sua sonoridade original, o NX Zero surgiu em 2001, quando os integrantes tocavam para os próprios colegas do curso de ensino médio, movidos por diversão e a paixão pela música, sem a pretensão de alcançarem o sucesso de hoje. Entre as principais referências do grupo estão nomes, como Charlie Brown Jr, CPM 22, Paralamas do Sucesso, Capital Inicial, Raimundos, Planet Hemp e Pitty, que para os integrantes têm muita bagagem e qualidade musical.
Para quem curte esses grupos da velha guarda do rock brasileiro, outra atração indispensável da noite fica por conta do CPM 22. Depois da bem-sucedida turnê do Acústico CPM22, que percorreu mais de 100 cidades brasileiras e passou pelos principais festivais do País, como Festival de Verão de Salvador, João Rock e o Sampa Music Festival, a banda volta ao formato elétrico que a consagrou para uma turnê comemorativa de 20 anos de existência para surpreender com a nova temporada.
Pré-fabricados
Para o grupo, o segredo para a banda alcançar tamanho respeito e longevidade foi manter a integridade das músicas. Em uma cena tão volátil como o da música, os integrantes afirmam que artistas e bandas ‘pré fabricados’ são despejados aos montes e o CPM 22 não se rendeu às ondas momentâneas ou fórmulas mercadológicas.
No palco, o CPM 22 se encontra na sua formação mais concisa até hoje, com Fernando Badauí na voz, Luciano Garcia e Phil Fargnoli nas guitarras, Fernando Sanches no baixo e Ricardo Japinha na bateria. Mas nem por isso deixou a banda de hardcore paulista de Barueri se destacar no cenário do rock brasileiro. (Colaborou Caíque Alencar)
Serviço:
CPM 22 e NXZero. Sábado (17), às 21h.Estância Alto da Serra, São Bernardo. Ingressos de R$ 25 a R$ 100 pelo site www.ticket360.com.br Classificação: 18 anos. Telefone: (11) 2027-0777.