
Bali é um paraíso que oferece muita tranquilidade, belezas naturais, ondas perfeitas para o surfe, diversão e boa comida. A combinação desses fatores para as férias é sucesso garantido para todas as idades. Durante a alta temporada, que vai de julho a setembro, a ilha é invadida principalmente por europeus, australianos e japoneses. Na época, os preços ficam mais caros e as opções diminuem. A sugestão é se programar meses antes ou ainda este ano.
Uma das 13.667 ilhas da Indonésia, Bali tem como religião oficial o hinduísmo. Por todos os lados são vistas oferendas com flores e incensos, que os praticantes colocam nas portas de comércio, hotéis, casas e em locais públicos.
Visitar Bali é ter no roteiro os templos mais famosos e favoritos dos turistas, o Pura Tanah Lot e Pura Luhur. O primeiro em balinesa significa “terra no mar”, uma ilhota no norte, que de acordo com a religião simboliza a proteção. O segundo, Pura Luhur, fica em Ulwatu, no sul da ilha. Lá o templo fica sobre um penhasco e faz com a que a altura e a paisagem tirem o fôlego. No final de todas as tardes tem apresentação de Kecac, dança típica que representa Ramayana, uma lenda hindu. O show é belíssimo e imperdível para conhecer um pouco da cultura balinesa.
Para quem curte o pôr do sol, Bali é o destino certo. Os visitantes se reúnem nas praias e mirantes para admirar o espetáculo do universo. A sensação de tranquilidade impera na ilha, onde é possível perceber que os balineses estão sempre com sorriso no rosto e plenitude por todos os lados. Mas como nada é perfeito, Bali é conhecida pelo trânsito caótico. Na Indonésia, o tráfego adotado é mão-inglesa e o volante fica no lado direto, o que deixa qualquer turista confuso no meio de muitas motos e buzinas pelas ruas estreitas da ilha.
Mas nada estraga a bela paisagem da ilha. Cada canto é especial. Os picos dos surfistas, com ondas gigantes e perfeitas no meio dos penhascos, atraem os amantes do surfe de todo mundo. Em praias mais tranquilas, os iniciantes do esporte podem se aventurar em aulas de surfe ou até ficar em lounges e restaurantes para curtir a vista.
Animais
A interatividade com a natureza é essencial. Em Ubub, fica a Florestas dos Macacos, onde os animais circulam livremente entre os turistas que oferecem banana para ficar mais próximos e conseguir uma boa foto com os macaquinhos. Mas cuidado, os bichos são danados. Adoram roubar óculos, bonés e outras coisas. Quando for, vá só com o básico e coloque o restante dentro da mochila.
Há também quem procure Bali para ficar mais zen com a prática do yoga, meditação e massagens. O local é um queridinho para aqueles que querem tirar a tensão e o stress do dia a dia.
Viajar para a ilha requer visto. Porém, para ficar menos de um mês, a entrada na ilha não dá dor de cabeça. O visto é obtido no próprio aeroporto de Bali e sem custo para os brasileiros. A ilha oferece todos os tipos de programas para curtir a praia, aventuras ou só mesmo para os admiradores de exuberantes paisagens. Todos os minutos valem a pena na ilha após longas horas de avião entre o Brasil e Bali.