Uma semana após São Bernardo conquistar pela quinta vez o título dos Jogos Abertos do Interior (JAI) 2016, desta vez em casa, a sensação de dever cumprido é cada vez mais evidente entre os organizadores. Em entrevista exclusiva ao RD, o secretário de Esportes e Lazer são-bernardense, José Alexandre Pena Devesa, demonstrou que a felicidade não ficou apenas restrita pela nova conquista esportiva, mas também pelo reconhecimento em relação à organização da ‘Olímpiada Caipira’.

“Para a gente o mais gratificante, além do título, foi o reconhecimento dos 200 municípios que estavam em São Bernardo todos elogiando a organização, os equipamentos esportivos da cidade. O comitê organizador do Estado também tecendo grandes elogios ao parque esportivo da cidade e à dedicação dos funcionários da Secretaria de Esportes desde o transporte, infraestrutura, todo mundo se dedicando ao máximo para atender todos bem em nosso município”, afirmou Alexandre Pena Devesa
São Bernardo disponibilizou equipamentos que foram utilizados por atletas nacionais e internacionais para a preparação para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016. Entre os locais de competição utilizados estão o Centro de Ginástica Artística e o Centro de Atletismo Oswaldo Terra, local que também recebeu o Troféu Brasil de Atletismo, competição que serviu como última chance de qualificação para a Olimpíada.
Olimpíada Caipira

Outro motivo que trouxe satisfação para o JAI foi a participação da população. Trezentos voluntários ajudaram atletas e dirigentes nos locais de competição. Além disso, a participação de atletas olímpicos e paraolímpicos também deu outros ares para a Olímpiada Caipira.
“É tido como Olimpíada Caipira até pelo número de atletas né. Na olimpíada bate em torno de 10.500, 10.700, Jogos Abertos supera os 15 mil atletas, então a proporção é maior ainda que as olimpíadas. Então muitos atletas olímpicos e paraolímpicos que passaram pelas olimpíadas estavam competindo aqui”, explicou Devesa.
Competição
A disputa forte com a cidade de São José dos Campos também chamou a atenção de todos. No penúltimo dia de competição, o título estava indefinido, mas São Bernardo acabou dando uma grande virada, fato que chamou a atenção do secretário.
“Nos últimos anos a disputa vem sendo muito acirrada entre São Bernardo, São José dos Campos e Piracicaba. Nós vimos inclusive que estamos 4 pontos atrás do São José mas pela projeção das próximas modalidades nós já sabíamos que terminaríamos a frente. Foi uma surpresa terminar 44 pontos a frente”, concluiu.
São Bernardo terminou com 337 pontos. São José dos Campos ficou com o segundo posto com 293 e Piracicaba fechou o pódio com 270 pontos. A delegação são-bernardense acabou com conquistas em 17 modalidades, sendo 15 referentes a disputa da primeira divisão da competição e mais duas na divisão especial.
Ficou em segundo lugar em mais seis disputas e o bronze foi conquistado em mais seis esportes. A conquista de São Bernardo foi a quinta da história. A primeira foi em casa, em 1973. Depois vieram as conquistas de 2011 e 2013 (ambas em Mogi das Cruzes), 2015 (Barretos) e 2016. A cidade tem cinco conquistas de Jogos Regionais (2011, 2013, 2014, 2015 e 2016).