
Os antigos cinemas de rua dão lugares a igrejas, lojas de departamentos, bancos ou tornam-se prédios abandonados. Aos frequentadores da época, o que resta é a memória das experiências vividas nas salas de exibição.
Entre eles está o Cine Teatro Carlos Gomes, um dos mais antigos do ABC, inaugurado em 1912 na cidade de Santo André. O prédio foi desativado em 2008, após apresentar problemas de estruturas e permanece fechado até hoje. “Falaram que iam fechar para reforma, mas o cinema se tornou mais um elefante branco da cidade”, conta a aposentada Rosa Aparecida Santos, 56.
Ainda em Santo André, o Cine Tangará deixou lembranças reconfortantes a Antonio Honoro Filho. “Me recordo que a entrada no balcão era feita somente aos homens que vestiam paletós”, diz. Ele também lembra que o cinema era um ponto forte de diversão na cidade.
Em São Caetano não era diferente. Construído em 1953, o Cine Victória foi fechado em 2007 e hoje está abandonado. “Lembro quando o Lula veio gravar cenas para o filme “Filho do Brasil” aqui no cinema.”, lembra Walter Lopes Carvalhal, 60.
Outro sucesso era o Cine São Bernardo, no Rudge Ramos.Fechado há mais de 25 anos, e hoje abriga uma igreja. “Nunca vão ter o mesmo prazer de ir ao cinema igual antigamente”, conta o comerciante Rodrigo Lopes, 28, morador da cidade.