
Nesta quinta-feira (10), o Auto Shopping Cristal foi reinaugurado no ABC, após cerca de dois anos fechado. O empreendimento que ficava na Estrada das Lágrimas, em São Caetano, agora está na saída 13B da Anchieta, em São Bernardo, e conta com 20 lojas de automóveis seminovos, além de bancos, restaurantes, corretoras de seguros e serviço de vistoria.
O grupo possui além da matriz, no ABC, mais duas unidades em São Paulo. Segundo o diretor da rede, Elias Sleiman Roumanos, o mercado de automóveis seminovos não teve alto crescimento em 2016, mas também não sofreu quedas bruscas de vendas como outros setores. “O período não é dos piores para o setor de seminovos, existe muita gente interessada em comprar carros com valores mais acessíveis”, diz.
Foram investidos, na loja de 22 mil m², R$ 7 milhões. A expectativa de retorno do investimento é de cerca de cinco anos. Ainda de acordo com Roumanos, a previsão é de que em 2017 toda a rede Auto Shopping Cristal venda 2 mil veículos ao mês, sendo 500 unidades só do shopping da região.
O grupo teve início em 2003, com a loja de São Caetano, depois abriu mais duas unidades em São Paulo. Em 2014, o prédio da loja do ABC foi vendido, o que fez com que o shopping ficasse por 18 meses sem o formato oficial da rede. “Voltamos agora com força total, com um espaço que oferece tudo o que os clientes precisam na hora de comprar um carro”, comenta.
A abertura do empreendimento reflete que nem todos os segmentos estão evitando investimento durante a crise econômica. Para frear gastos, muitos consumidores optam pelo carro seminovo ao invés de comprar automóvel zero-quilômetro. Com isso, o setor se mantém estável, sem registrar quedas bruscas nas vendas.
“A expectativa para 2017 é algo ainda melhor que este ano, as pessoas estão cada vez mais confiantes para comprar”, afirma Roumanos. O aumento do número de vendas de seminovos está relacionada à queda nas vendas de veículos novos, que apresentam preços altos, além de taxas de juros de financiamentos não tão atraentes como há alguns anos.
As vendas de todos os automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros, apresentaram em setembro queda de 12,92%, na comparação com agosto. Já com relação ao mesmo período do ano passado, a queda foi de 22,58%, segundo levantamento da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
Ainda de acordo com a federação, cinco seminovos ou usados são vendidos para cada carro zero-quilômetro. Ocorreu aumento de 65% na procura por carros seminovos e usados no ABC em 12 meses (julho de 2015 ao mesmo mês de 2016), segundo a Webmotors, site que intermedia compra e venda de automóveis. Com relação à média nacional, o crescimento foi de 26,3% na busca por esses tipos de automóvel.
Global
O Auto Shopping Global também é um dos empreendimentos do setor de seminovos que tem mantido as vendas aquecidas. Localizado em Santo André, na avenida dos Estados, o centro de compras conta com 64 lojas físicas de veículos. Para o presidente da Associação dos Lojistas, Paulo Perazza, mesmo com a recessão econômica, o shopping não deixou de vender.
“Pelo contrário, fizemos uma campanha de setembro a outubro e fechamos com o número recorde de vendas (…) Tínhamos o perfil de consumidor com gastos de R$ 25 a R$ 65 mil e agora houve a mudança de R$ 15 a R$ 40 mil. O perfil encolheu, está mais pé no chão e avaliando o que vai fazer”, diz Paulo Perazza.