A partir desta quinta-feira (8) até domingo (11), o Teatro Clara Nunes, em Diadema, recebe a 19ª edição do Cirandança, projeto de formação e difusão em dança do município. São quatro apresentações gratuitas e que reúnem o trabalho de 650 alunos dos centros culturais da cidade, de crianças a terceira idade, todos ministrados por bailarinos da Companhia de Danças, sob a batuta de Ana Botosso. Ambos um legado deixado pela coreógrafa Ivonice Satie.
O Cirandança vem sob o tema folclore, intitulado Caçador de Lendas. “Traremos como referência Mário de Andrade, quando o escritor foi em busca de músicas regionais, gravou no gravador e iniciou o grande acervo da música, danças e lendas populares no Brasil”, explica Ana Botosso, bailarina, coreógrafa e diretora da Cia de Danças, grupo que este ano alcançou maioridade.
Ana conta que os centros de culturas ministram as aulas nas oficinas permanentes para crianças a partir de seis anos, que aprendem dança clássica, contemporânea e popular e no segundo semestre já se entusiasmam para o Cirandança, projeto que mexe até a comunidade. O objetivo das aulas, diz, não é formar profissionais, mas criar espectadores da dança. “Por isso, o envolvimento do ABC com o propósito da dança envolvendo a formação é essencial, assim acredito que devia haver um projeto que unisse o ABC em si”, sugere a bailarina.
Realizado também pela Associação Projeto Brasileiro de Dança, o Cirandança encerra o projeto Bailando em Cirandas, festival em que a dança invade outros espaços, como centros culturais, CEU das Artes e escolas. “É um projeto muito importante assim como os espetáculos da Companhia de Dança”, destaca Ana Botosso, que durante entrevista ao canal RDtv – https://www.reporterdiario.com.br/rdtv – falou, ainda, do novo projeto para 2017.

o Cirandança (Foto: Divulgação)
Eu por detrás de mim
Trata-se de uma coreografia de sua própria autoria, Eu por detrás de mim, o mundo que pode haver dentro ou por trás dos espelhos. “Não terá espelho em cena, sobre o nosso reflexo com o corpo, uma questão corporal”, avisa Ana Botosso. Inspirado no conto de Guimarães Rosa, o projeto, que começou a ganhar corpo em 2014, estreia dias 27 e 28 de janeiro, no Sesc Santo Amaro, na Capital.
Durante as apresentações, os bailarinos da Cia de Dança interagem com as crianças para possibilidade de troca de experiências, além de criar momento de confraternização entre alunos e convidados. Para as apresentações, recomenda-se que chegue ao menos com 1h de antecedência para a retirada de ingressos na bilheteria. A agenda completa da companhia pode ser acessada no site. (Colaborou Amanda Lemos).
Serviço – 19º Cirandança – O Caçador de Lendas. Quinta e sexta (8 e 9), às 20h, e sábado e domingo (10 e 11), às 19h. Centro Cultural de Diadema – Teatro Clara Nunes, rua Graciosa, 300. Gratuito. Telefone: 4056-3366 ou http://www.ciadedancas.apbd.org.br/. Livre.