
Um dos maiores defensores da construção da linha 18-Bronze (chamado ‘Metrô do ABC’), o prefeito de São Bernardo e presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Orlando Morando (PSDB), já admite que a obra está cada vez mais “distante” de virar realidade. Durante a Assembleia de Prefeitos, nesta quarta-feira (3), o tucano revelou sua ideia de mudança do projeto para um novo modal, entre eles o metrô subterrâneo ou o BRT (Bus Rapid Transit).
“Eu (Morando) acompanho isso desde que eu era deputado (estadual). Se não tiver uma melhora na economia do país, é óbvio que é um projeto que ficada cada vez mais distante. Primeiro o Governo Federal negou (a autorização para) o empréstimo internacional que tomaríamos, feito no governo Dilma (Rousseff, PT), sejamos justos. Neste ano falei com o presidente Michel Temer (PMDB) e pedi o aporte, mas não tem o recurso mínimo para fazer as desapropriações (R$ 50 milhões), nem por financiamento e nem por empréstimo”, explicou o tucano.
O chefe do Executivo são-bernardense também relembrou os problemas na construção de outros monotrilhos na capital. A linha 15-Prata (Ipiranga-Cidade Tiradentes) projetada para ter 18 estações, tem apenas duas concluídas (Vila Prudente e Oratório). Outras oito paradas estão com previsão de entrega para 2018 (São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda Juta e São Mateus) e mais uma para 2020 (São Mateus). As demais não têm previsão. A entrega estava prevista para 2014.
A linha 17-Ouro (Morumbi-Jabaquara, passando pelo Aeroporto de Congonhas), fazia parte do projeto da capital para receber a Copa do Mundo de 2014, pois uma de suas estações ficaria a 100 metros do estádio do Morumbi. Porém, até o momento “está meio parada”, segundo Morando. Das 18 estações, oito estão em obras e as demais ainda não saíram do papel. A última previsão de entrega é julho de 2019.
Para Orlando Morando, as duas linhas da capital devem ser usadas como reflexão sobre a utilização do monotrilho. “Dando minha opinião pessoal, não estou falando pelo Consórcio, acho que podemos pensar em outros tipos de modal que possam nos ajudar e que possam ser construídos. Tenho uma agenda que será marcada na Secretaria de Transportes Metropolitanos e posso levar essa ideia para lá. Mas antes preciso falar com os outros prefeitos”, explicou.
Entre as possibilidades estão o metrô subterrâneo ou mesmo o BRT. A segunda opção também foi colocada como ideia pelo deputado federal Alex Manente (PPS/SP), em entrevista ao RDtv, no início deste ano. “Tive a oportunidade de conhecer, no Rio de Janeiro, o BRT que foi montado para a Olimpíada e muito elogiado. É mais barato e conseguiria fazer com que o ABC tivesse a ligação de transporte coletivo de massa eficiente”, disse o popular-socialista.
A primeira previsão era de que a linha 18-Bronze custaria R$ 4,6 bilhões, sendo R$ 2,3 bilhões do Estado e União, e R$ 2,3 bilhões de parceria da iniciativa privada. A intenção era de que a proposta saísse do papel até 2018. A proposta é de construir 13 estações numa extensão de 15,7 km, ligando a estação Tamanduateí até São Bernardo, passando por São Caetano e Santo André.