
Anunciado para ser protocolado na Câmara de Santo André no ultimo dia 11, o Plano de Metas divulgado pelo prefeito Paulo Serra (PSDB) não chegou ao Legislativo andreense no prazo estipulado. O objetivo do texto é dar transparência para as ações do governo até 2020, quando termina o mandato do tucano.
Entre as 45 metas do texto estão a construção de dez creches até o fim da gestão, com financiamento do governo Federal; aumento de cobertura da Estratégia de Saúde da Família, que atualmente está em torno de 25% no município; e padronização das unidades de saúde, entre outros pontos.
Serra prometeu protocolar a matéria quando entregou a reforma administrativa na Câmara em 11 de abril deste ano. “Em 30 dias volto para trazer o Plano de Metas, que é uma maneira inovadora da população acompanhar o que está sendo realizado pela Prefeitura”, disse na ocasião.
O prefeito salientou na ocasião que essa é uma das ações mais importantes do governo, pois no texto englobará objetivos que são possíveis de ser realizados, além disso, os moradores terão a oportunidade de acompanhar o andamento desse trabalho.
“Haverá metas para o dia a dia da cidade e para serem realizadas durante a gestão. A ideia de protocolar na Câmara é para dar acesso aos moradores, que terão a possibilidade de acompanhar por meio de dados concretos”, avalia.
Serra acredita que mesmo com a cidade passando por um momento econômico desfavorável, no qual tem dividas de até R$ 2,24 bilhões, divulgadas em março, entre obrigações de curto e longo prazo, vai ser possível realizar tudo o que estará no plano. “Estamos quitando essa dívida e aposto na retomada de crescimento e capacidade de investimento do município”, pontuou.
O vereador Eduardo Leite (PT) afirma que aguarda o plano e espera que o conteúdo não destoe do programa de governo apresentado durante a campanha eleitoral. “Estamos esperando para ver o conteúdo e espero que sejam metas ousadas”, diz.
Quanto ao não cumprimento do prazo estipulado pelo prefeito, Leite lembra que o governo ainda está iniciando e houve pautas complexas como a reforma administrativa, que podem ter contribuído para o atraso. “O prefeito se precipitou ao antecipar o prazo e vamos começar a cobrar do Executivo essa promessa”, salienta.
A Prefeitura de Santo André informa que o Plano de Metas está passando pela finalização de estudos e todas as áreas estão sendo novamente consultadas para validar informações que estarão no planejamento. Segundo o governo, o Plano de Metas será divulgado na íntegra brevemente.