
Dez políticos da região foram citados na lista entregue pela direção da JBS para a Procuradoria-Geral da República (PGR). Os nomes estavam na planilha que revelou as doações que a empresa fez para 1.829 políticos de 28 partidos diferentes. Todos os citados alegam que receberam o dinheiro de doação dos partidos e que não tem relação direta com a empresa. A lista foi divulgada pelo site Congresso em Foco.
Dois citados são filiados ao PEN, o ex-vereador de São Caetano Gilberto Costa e Ana Glória Silva, que pertence ao partido em Santo André. Também estavam na lista o ex-prefeito de Mauá Diniz Lopes (então no PR e atualmente no PSB). A ex-deputada estadual Vanessa Damo (PMDB). A secretária de Habitação de Diadema, Regina Gonçalves (PV). O ex-candidato a prefeito de Diadema, Silvino Roque Neto, o Russo (PMN).
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Santo André, Ailton Lima (SD). O atual e o ex-vice-prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima (SD) e Frank Aguiar (PRB), respectivamente. E o ex-legislador de São Caetano Aparecido Inácio da Silva, o Cidão da Sindicato (SD). Todos foram candidatos a deputado estadual ou federal nas eleições de 2014. As doações somam cerca de R$ 766 mil. Não existem informações se as doações foram legais ou ilegais.
Atualização as 19:58
Através do seu advogado Rodrigo Kawamura, o ex-vice-prefeito de São Bernardo Frank Aguiar (PRB), afirmou que recebeu uma doação de R$ 100 mil da JBS para sua campanha de deputado federal em 2010. Salientou que a mesma foi registrada na justiça eleitoral e que na época a lei permitia a doação de empresas para postulantes a cargos políticos.
“Saliente-se que Frank Aguiar jamais teve qualquer tipo de contato com os colaboradores acima citados, sendo que os valores advinhos da doação e sua distribuição foram operacinalizados entre seu então partido (PTB) e a empresa JBS S.A.