
Com aproximação das férias escolares os acampamentos já começam a se preparar com atividades e novidades para jovens de 4 a 17 anos que querem aproveitar o recesso com aventura. Longe da tecnologia e pautados na atividade física, os acampamentos têm se tornado opção interessante para a garotada que quer sair da rotina sem gastar muito.
A proposta é fazer com que os jovens exerçam decisões coletivas e enfrentem questões do mundo adulto a favor do crescimento pessoal, segundo a ABAE (Associação Brasileira de Acampamentos Educativos), que possui mais de 20 associados. “O acampante tem a experiência de resolver problemas por conta própria e, sem perceber, exerce isso na aventura e no esporte”, afirma José Cury Filho, presidente da associação.
Outro objetivo é atacar o sedentarismo e tirar os jovens do celular com estímulo ao convívio social e conexão com a natureza de forma segura. “O acampamento é um excelente contraponto na era tecnológica e ajuda a criança a não crescer individualista e que viva realidade com convívio social”, diz.
Um dos pioneiros no Brasil, o acampamento Pumas, localizado na estrada que liga Campos do Jordão a Pindamonhangaba, no pé da Serra da Mantiqueira, recebe crianças de 5 a 17 anos. Misto, o local promove intercâmbio de amizades e conta com atividades e esportes poucos difundidos no Brasil como deck tênis, espirobol, baseball, descida de rios com canoas, escalada, arvorismo, pista de hipismo, cavalgadas noturnas, paintball, trilhas de Jeep, quadriciclo, patinação no gelo, entre outros. Os menores podem fazer ainda passeios de Maria Fumaça ao Sítio do Pica-pau Amarelo, acampam com seus cavalos em um pesqueiro e pescam o jantar saboreado à beira da fogueira com sobremesa de marshmellow. Pacotes a partir de R$ 2.139.
Escola de Magia
Na temporada de julho, o acampamento Peralta, localizado em Brotas, evoca universo de criatividade com o tema Escola de Magia, inspirado em livros e filmes que têm aguçado a imaginação de crianças e jovens. Repleta de atividades lúdicas, a programação conta com baile de inverno, oficina de varinhas mágicas e gincanas. Há, ainda, brincadeiras na piscina natural com tirolesa, futebol de sabão, desafios no paredão de escaladas, arco e flecha, arvorismo, e outras. Cama elástica, sauna, piscina coberta, academia, quadras poliesportivas e fazendinha com mini zoológico completam o pacote, cardápio, que custa a partir de R$ 1.728.
O Peraltas fechou parceria com o Orlando City Soccer School, rede de escolas da equipe de Orlando, EUA. O objetivo é oferecer treinamentos diários de futebol, palestras e interação com técnicos e jogadores profissionais. (Colaborou Amanda Lemos)