A Prefeitura de Santo André fechou a programação para realização do tradicional Festival de Inverno de Paranapiacaba, que nesta edição, a 17ª, ocorrerá em dois finais de semana (22 e 23 e 29 e 30 de julho). Idealizado a partir de um novo conceito, mais econômico, o evento, com custo de R$ 350 mil, será bem mais enxuto que em anos anteriores e vai privilegiar artistas locais da região.
Em entrevista ao RDtv nesta quarta-feira (5), o prefeito Paulo Serra (PSDB), ressaltou que a realização do festival segue a mesma concepção do evento realizado no aniversário da cidade, que também teve custo baixo.
“É menos da metade do que era investido em outros anos, mas não tenho dúvida de que com qualidade muito superior. Só não vai ser melhor do que o do ano que vem porque a gente vai melhorar a qualidade cada vez mais”, disse Serra, acrescentando que para a próxima edição não está descartado trazer um grande nome da MPB, já consagrado, porém com custo baixo.
O Festival de Inverno contará com mais de 170 atrações que devem agradar todos os gostos. Durante os quatro dias de evento, o público contará com roteiro bastante eclético e diversificado com apresentações de jazz, blues, cultura popular, atrações de teatro de rua e circo, realização de oficinas e fotografia. O público infantil também poderá apreciar eventos relacionados a contação de história e exibição de filmes para a faixa etária.

O edital publicado para a seleção dos artistas contou com inscrições de mais de 180 artistas. Destes, 70 foram selecionados, sendo 53% da região do ABC.
Além disso, o público também poderá aproveitar a gastronomia em 30 estabelecimentos relacionados entre bares, restaurantes, cafés, quiosques, entre outros. A expectativa da organização é que cerca de 10 mil pessoas circulem em cada dia de evento, aproximadamente 40 mil nos quatro dias.
Haverá três mil vagas de estacionamento que serão operadas por empresa particular, no entanto a organização não soube informar qual será o valor. “Sabemos que
será para cobrir apenas o custo da operação. A ideia é que não haja exploração comercial do estacionamento”, disse o secretário de Meio Ambiente, Donizeti Pereira
Está programada para a abertura do evento, no dia 22/7, a inauguração oficial de alguns equipamentos, entre eles, a nova plataforma da estação ferroviária da Vila, o trem turístico, já aberta em maio pelo prefeito.
“Também vamos inaugurar o Expo Paranapiacaba, espaço com dois galpões, que ficou maravilhoso, onde haverá várias atividades. As pessoas que vão à Vila reclamavam muito do abandono, da falta de estrutura. Nossa ideia é cada vez mais trazer parceiros no sentido de melhorar essa infraestrutura para o turista”, disse Donizeti Pereira.
O titular da Pasta disse ainda que já está pensando junto com a Secretaria de Cultura na realização de outras atividades até o final do ano para que as pessoas possam conhecer a Vila. “Estacionamento e transporte são os principais problemas, as pessoas reclamam demais. Estamos trabalhando pra isso”, destacou.
Já a secretária de Cultura, Simone Zárate, disse que a ideia do festival é privilegiar a Vila, já que o evento proporciona interação com o local. “Ao invés de grandes palcos, optamos por tendas e tablados. Também vamos trabalhar algumas atrações em casas da própria Vila. O maior palco será o do rock”, disse.
A programação completa do Festival de Inverno de Paranapiacaba pode ser conferida pelo site – http://www3.santoandre.sp.gov.br/fip/