
Comemorado desde 1889 quando o rei Umberto I e a rainha Margherita, em Nápoles, Itália, provaram a receita pela primeira vez, o Dia Internacional da Pizza (10 de julho) não passará em branco na região só porque cai numa segunda-feira. Tendo em vista a tradição, origem e peculiaridades, o prato que é um dos mais consumidos em todo o mundo vira chamariz promocional do 128º aniversário.
Em Santo André, a Pizzaria Vero Verde é um das casas que abrirá por causa da data. Para comemorar, Nádia Didone, gerente, avisa que os mais de 70 sabores de pizza estarão com 50% de desconto. “A pizza tem muita popularidade, acho que é em razão da praticidade, combinação perfeita e por ser saborosa”, comenta. A gerente conta que apesar da grande preferência dos clientes pelas opções clássicas e as novidades da casa, o carro-chefe é a tradicional Pizza Mozzarella, seguida pela Máxima, preparada com mozzarella de búfala, tomate picado temperado com limão siciliano, alho frito, queijo parmesão e rúcula.
Até o jeito diferente de fazer pizza faz sucesso, como a Krokatta, inaugurada em Santo André, com a proposta de oferecer a pizza frita e fechada. Sueli Costa, proprietária, conta que a massa é frita em gordura vegetal de algodão puro, mas a técnica que impede a massa de abrir é segredo da casa. “É pizza, mas são preparos distintos, como se fossem pratos diferentes”, completa. A predileta dos clientes é La Krokatta, recheada com mozzarella, brócolis, filet mignon, tomate seco, manjericão, molho de tomate e requeijão. Para marcar a data, a Krokatta dará na terça-feira (11) 30% de desconto em todas as pizzas do tamanho médio.
Roberto Moreira, presidente do Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC), é um dos fãs de pizza e diz que a região possui a melhor redonda do Brasil. “Já viajei bastante e percebi que não perdemos em nada, ao contrário, temos a melhor pizza até em relação a São Paulo, paraíso da gastronomia”, afirma.
Moreira ressalta que toda a região tem muitos endereços que preparam pizza com maestria, como a San Marco e Vero Verde, em Santo André; a Montini e Don Quixote, em São Bernardo; e Divina Pizeria, em São Caetano. “Nesta última, a pizza de queijo gorgonzola com pera é o máximo”, diz.