
Citadas por usuários pelas linhas intermunicipais mais problemáticas em circulação no ABC, a Viação Riacho Grande e MobiBrasil afirmaram que já trabalham para melhorar os serviços de transporte coletivo. As duas empresas são mencionadas entre os itinerários que mais recebem reclamações de passageiros. Na última semana, o RD publicou reportagem na qual a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) multou as permissionárias no valor total de R$ 4,9 milhões desde 2015.
Segundo a EMTU, as empresas permissionárias foram multadas por R$ 2,2 milhões em 2015, com os maiores penalidades para MobiBrasil, Viação ABC e Publix. Em 2016, o Estado cobrou R$ 1,9 milhão em sanções, novamente com as três operadoras entre as mais punidas. Neste ano, até levantamento mais recente, foram aplicadas R$ 842,1 mil, com a Viação Ribeirão Pires, MobiBrasil e Transbus encabeçando a lista – tabela 1.
A reportagem também solicitou à EMTU as 10 linhas que mais recebem reclamações de usuários. A MobiBrasil é citada oito vezes: três em 2015 (linhas 006, 154 e 044), duas em 2016 (006 e 154) e três em 2017 (006, 044 e 446). A permissionária é seguida pela Riacho Grande, que apareceu seis vezes (todas com os itinerários 152 e 153), enquanto a Viação Ribeirão Pires em quatro – tabela 2.
Entre as maiores reclamações das linhas da Riacho Grande, estão a idade e tamanho dos ônibus, como na linha 153 – passagem a R$ 5,95 –, que conta veículos modelos midi (médio porte), o que gera falta espaço em meio às lotações nos horários de pico. “Precisamos de ônibus maiores, porque nos horários de pico, falta espaço. Às vezes nem se consegue entrar”, reclamou o office boy Fabiano Rosa de Oliveira, 19 anos.

Gerente de operações da Riacho Grande, Valdo Pereira afirmou que a empresa já realiza ajustes nos dois itinerários. “Informo que em relação a linha 152, já foi realizada a troca dos veículos antigos por veículos mais novos e maiores. O ano de fabricação desses veículos que operam nessa linha é 2012. Estamos analisando as reclamações e demanda de passageiros para ajustarmos a programação e melhor atender nossos clientes”, disse.
A respeito da linha 153, Pereira também assegurou que a Riacho Grande faz melhorias após as reclamações de usuários. “Em relação a linha 153, retiramos os cinco micro-ônibus que operavam e substituímos por ônibus urbano convencional e a programação também é analisada”, pontuou.
Em nota, a MobiBrasil ponderou que de 2015 até agosto deste ano, houve uma queda de 35% nas reclamações das linhas citadas pela reportagem (006, 154, 044 e 446). A empresa garantiu que “investe constantemente para melhorar sua operação e essa diminuição é reflexo do trabalho que vem realizando por meio do seu Centro de Controle Operacional”, de onde também é possível também avaliar a performance dos condutores.
Pelo fato de estar entre as empresas mais multadas pela EMTU, a MobiBrasil argumentou que parte delas ocorrem por divergências quanto ao uso de GPS nos coletivos. “Em relação às multas, informamos que 78% das autuações recebidas correspondem ao não uso do GPS da EMTU. A MobiBrasil optou por utilizar o seu próprio equipamento e entrou com recurso para recorrer dessas multas”, completou.