
Alunos e professores da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) participaram, em 21 de setembro, do projeto Coração Estudante, criado em 2007 com objetivo de orientar crianças e adolescentes sobre os fatores de risco evitáveis de doenças cardiovasculares. A iniciativa também tem como mote o Dia Mundial do Coração, celebrado em 29 de setembro. Este ano, a ação envolveu 320 jovens de 15 a 20 anos do Corpo de Patrulheiros Mirins de Santo André, na Vila Guiomar.
Há 10 anos promovido em São Caetano, com participação de 3,8 mil estudantes, o projeto chega a Santo André em parceria com as disciplinas de Cardiologia, Pediatria e Hebiatria da FMABC, além da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), regional Grande ABC. As atividades foram comandadas por 45 monitores (alunos e professores) dos cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia da FMABC e estudantes da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).
Com as características tradicionais do projeto, cinco espaços temáticos foram abertos para as atividades: sala da nutrição, de relaxamento, estudo e multimídia, atividade física e teatro. Os jovens foram divididos em grupos e revezavam em turmas de 40 alunos entre as salas, a cada 30 minutos. Neles, aprenderam a como se alimentar adequadamente, formas de combater o estresse, técnicas de ressuscitação cardiopulmonar e diversas práticas de atividades físicas.