
Cada vez mais usadas para debates políticos, as redes sociais se tornaram uma das principais plataformas de comunicação de ocupantes de cargos eletivos ou candidatos eleitorais com seus eleitorados. Esse contexto motivou o cientista político, e diretor do Instituto Opinião Pesquisa e da GovNet S/A, Nilton Tristão, a avaliar como os prefeitos do ABC são vistos por moradores de suas cidades no meio digital. Os resultados do monitoramento serão divulgados pelo RD na semana seguinte aos levantamentos.
Tristão pontua que o estudo se propõe a fazer um monitoramento nas redes sociais a respeito de uma figura política. O primeiro nome do monitoramento é o prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB). “Vamos juntar o conjunto dessas menções e fazer com isso a imagem e debates em torno da figura do prefeito. Então veremos como as redes sociais o enxergam uma narrativa do usuário de rede ao prefeito”, disse.
Por meio de ferramentas de monitoramento das redes sociais, Tristão espera fazer análises estratégicas, contendo conceitos e previsões, que na maioria dos casos sempre fica restritas às equipes de governo. As plataformas trabalhadas pela equipe de trabalho serão Facebook, Twitter, Instagram e YouTube, a fim de se chegar a melhor compreensão do que pensa a população e sociedade civil organizada sobre o prefeito.
Cada prefeito será analisado em uma semana específica e os próximos na sequência serão José Auricchio Júnior (São Caetano), Orlando Morando (São Bernardo), ambos do PSDB, e Atila Jacomussi (Mauá), do PSB.
Paulo Serra lidera curtidas no Facebook
Dentro dessa amostragem, Serra é o prefeito que tem mais seguidores na sua página no Facebook, com 55 mil, seguido de Morando (54,7 mil), Atila (35,7 mil) e Auricchio (13,8 mil). O chefe do Executivo de Diadema, Lauro Michels (PV), conta com 41,1 mil curtidas na fanpage, e atrás estão os homólogos de Ribeirão Pires, Adler Kiko Teixeira (PSB) com 16,2 mil, e Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (PSDB), com 8,5 mil.
Inspiração
Uma das influências dos governantes do ABC é o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), que soma 2,8 milhões de seguidores. Morando adotou receitas semelhantes ao correligionário, como se vestir de gari, pintor, engenheiro, agente de trânsito e usou também jaleco de médico. Por sua vez, Serra também aposta em vídeos, até mesmo na capa de sua fanpage, a exemplo do homólogo da Capital.