
O Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) de Ribeirão Pires recebeu, nesta segunda-feira (6/11), uma oficina de pintura em tela coletiva promovida pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP) – subsede do Grande ABC. Usuários da unidade de saúde participaram da atividade, que integra programação do VIII Prêmio Arthur Bispo do Rosário. O CAPS AD Estância foi selecionado como o primeiro da região a receber a oficina, que é a etapa inicial da premiação.
Pacientes acompanhados na rede de Saúde Mental do município poderão inscrever obras de autoria própria ou em grupo no Prêmio. “Estamos trabalhando com os usuários e os incentivando a participar deste evento. A arte promove a inclusão e a descoberta de potencialidades. Durante as oficinas terapêuticas oferecidas pelo CAPS são desenvolvidos talentos e a reflexão é estimulada. Este é um cuidado integrado em saúde mental, em que a arte é um importante instrumento”, explicou a coordenadora do CAPS AD de Ribeirão Pires, Rosimeire Gonçalves.
Esta é a oitava edição do prêmio, que homenageia Arthur Bispo do Rosário (1911-1989), sergipano internado em 1939 na Colônia Juliano Moreira, hospital psiquiátrico do Rio de Janeiro onde viveu por cinco décadas. Arthur é reconhecido no País e internacionalmente por sua arte, produzida no período em que esteve internado.
O CAPS AD de Ribeirão Pires conta com cerca de 90 pacientes que frequentam a unidade. No local, além de acompanhamento de equipe multidisciplinar, os pacientes contam com oficinas terapêuticas, entre elas de pintura de vidro, artes manuais diversas, cinema e teatro.