
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Santo André contará com sete bicicletas elétricas para realizar operações de final de ano em parques, no Paço Municipal, rua Coronel Oliveira Lima e adjacências.
Chamadas de e-bikes, utilizam bateria de lítio, as mesmas de um celular, com autonomia de 30 a 60 km. A recarga da bateria dura aproximadamente três horas. Com o funcionamento semelhante a uma bicicleta convencional, o motor elétrico é acionado por meio de um display no guidão conforme o ciclista pedala, o que reduz o esforço e aumenta a performance. Quando o movimento dos pedais é interrompido ou o freio acionado, o motor desliga.
De acordo com o prefeito Paulo Serra, os equipamentos serão utilizados pelos guardas já nos próximos dias. “É um projeto piloto interessante pelo conceito de mobilidade sustentável, com esse apoio elétrico de energia limpa. Dá para nossa GCM uma condição de ronda mais barata e rápida, sobretudo nos centros mais expandidos, para as operações do final do ano, quando se tem maior movimento de pessoas”, disse.
A princípio, as bicicletas ficarão com a Prefeitura pelos próximos 60 dias, em período de teste. Após o prazo, será avaliada uma negociação com a empresa para a renovação do contrato ou para realizar aquisição.