
Neste fim de semana, dias 2 e 3 de dezembro, o Sesc Santo André promove a oitava edição do Festival Batuque, que neste ano terá como aposta as raízes do rap. Serão 11 atrações nacionais e destaque das duas noites, o rapper internacional Raekwon, um dos principais integrantes do lendário Wu-Tang Clan (grupo de hip hop americano). Além deste, grandes nomes da black music e suas vertentes estão na programação, como Rael, Roncon Sapiência, Síntese e MC Rodrigo Ogi. Outra novidade será a participação feminina, representada por Flora Matos, Doce Brisa e Rimas & Melodias.
A explicação para a ausência das mulheres é que não havia nomes em destaque na modalidade. “Este ano selecionamos uma porção significativa com três nomes femininos fortes no rap nacional”, explica o curador Rodrigo Brandão. Sobre a escolha dos artistas, o curador explica que se atenta ao que acontece durante todo o ano e aos nomes que se destacam na cultura afro-brasileira.
“Observamos quais trabalhos estão ecoando, discos lançados e quais estão dentro da região que o festival contempla”, explica. Rodrigo explica que neste ano em especial o rap se destacou gritantemente e por este motivo foi escolhido para ser tema do Batuque. “O Raekwon por exemplo é uma lenda no Brasil assim como o Raul Seixas. O pessoal usa camiseta, botons, é um público muito fiel, e um dos mais esperados”, diz.
Volta a Santo André
O cantor e compositor Rael da Rima também fará parte da programação. Sem vir a Santo André desde agosto, o rapper diz estar animado em participar do Batuque. “Será um dia especial para fomentar a cultura do rap e apresentar o trabalho dos artistas. Quem é fã de um rapper acaba conhecendo o trabalho do outro e assim vai”, conta.
No repertório para o Batuque, Rael conta que preparou um set especial para o público com músicas da turnê Imaginário, outras do grupo Pentágono ao qual fez parte com outros rappers e também músicas em parcerias com Criolo e Emicida. “Vou apresentar o single Tá pra nascer quem não gosta, e outras músicas que também não podem faltar no show como Envolvidão, Ela me faz, Quem tem fé, entre outras que o público pede”, explica.
Para os dois dias de festival, o Sesc Santo André oferecerá serviço de van gratuito para o translado entre as estações da CPTM Prefeito Celso Daniel – Santo André e o Sesc a partir das 16h. Basta apresentar o ingresso. Todos os shows acontecem a partir das 17h, no espaço de eventos da unidade. A venda de ingressos está disponível na bilheteria da rede Sesc a R$ 40. Não recomendado para menores de 16 anos. A programação dos dois dias está no site do Sesc: www.sescsp.org (Colaborou Amanda Lemos).