
O tão esperado oitavo episódio de Star Wars entrou em cartaz nesta quinta-feira (14/12). Em Os Últimos Jedi, sob primeira direção e roteiro de Rian Johnson (Looper: Assassinos do Futuro), a jovem Rey e Kylo Ren parecem já não ser mais as mesmas pessoas. Este é o segundo filme da terceira trilogia, antecedido por Star Wars: O Despertar da Força (2015). Na nova saga da franquia, após encontrar o mítico Luke Skywalker (Mark Hammil, de Guerra nas Estrelas), em uma ilha solitária, Rey (Daisy Ridley, Assassinato no Expresso do Oriente) tenta entender o balanço da Força e aprender a lidar com ela a partir dos ensinamentos do mestre Jedi. Enquanto isso, o Primeiro Império de Kylo Ren (Adam Driver, Silêncio) se organiza para enfrentar a Aliança Rebelde, liderada pela rainha Leia Organa (Carrie Fisher, Guerra nas Estrelas).
Quando o nome do filme foi divulgado, logo os fãs começaram a palpitar na internet. A opinião mais expressiva é que Os Últimos Jedi faz referência à Luke Skywalker, já que na trilogia original, o mestre Yoda disse para Luke que, ao morrer, ele se tornaria o último jedi. A tradução do título em português está no plural, mas o original em inglês diz “The Last Jedi”, não indicando se o tal jedi é um só ou são vários.
Este é o último filme gravado por Carrie Fisher, que faleceu em 2016. A produção é, também, o mais longo da série, com 2h30 de duração. Depois deste episódio, resta aguardar o último da franquia, para fechar o projeto iniciado por George Lucas, de três trilogias. Classificação: 12 anos
Cora Coralina
Também entrou em cartaz o documentário Cora Coralina – Todas as Vidas, que narra a história da grande escritora e poeta brasileira, uma doceira que trabalhou quase toda a vida e lançou o primeiro livro aos 75 anos de idade e se tornou uma das autoras mais importantes de sua geração. Livre.
Silêncio no Estúdio
Outro documentário que está nos cinemas vai recontar a vida de Edna Savaget, pioneira nos programas femininos da televisão nacional. A escritora e poeta possuia a maior audiência do período vespertino com programa que recebia nomes da cultura nacional. Livre. (Colaborou Raíssa Ribeiro)