
Embora poucos tenham o conhecimento, a Pedra do Cacique Tibiriçá, também é uma opção para passeio em Ribeirão Pires. Composta por granito e a mais de 800 metros acima do mar, o ponto turístico está localizado na av. Humberto de Campos, altura 3 mil, no bairro Vila Sueli, com acesso pela passarela.
O secretário-adjunto de Educação da cidade, Robson Miguel, disse que a trilha que leva até o local, área de proteção ambiental, existe desde 1800, terras da União, onde equipes de inspeção do Barão de Mauá trabalhavam com projetos de ferrovia no local. “Quando vim construir o meu castelo na cidade, em 1985, me deparei com a pedra e queria fazer acima do morro, mas vi que eram terras indígenas e não construí por lá”, explica.
De acordo com o titular da Pasta, a Pedra do Cacique Tibiriçá é uma raridade na região que pode trazer visitantes para a cidade. “No Brasil há poucas pedras com rosto de pessoas, umas duas ou três somente”, explica. A ideia do gestor é fazer um projeto para Ribeirão Pires com parque ecológico e oficializar a Pedra como um ponto turístico da cidade. “É um espaço de fácil acesso, que embora não dê para ver de alguns lugares, é lindo e vale a pena conferir”.