
Em competição pelo prêmio Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) 2017, a Companhia de Danças de Diadema foi a vencedora na categoria Coreografia/Criação com o espetáculo “Eu por detrás de MIM”. O trabalho artístico de autoria e direção da bailarina e coreógrafa Ana Bottosso passou por diversas cidades da região ao longo de 2017.
“Eu por detrás de MIM” foi inspirado em obras do artista visual dinamarquês Olafur Eliasson e no conto O Espelho, de Guimarães Rosa. Para conceber o espetáculo, a diretora da Companhia de Danças de Diadema imaginou um universo existente por trás dos espelhos, um mundo além deste que conhecemos.
Ao participar da edição 2017 do prêmio da APCA, a Companhia de Diadema concorreu em duas categorias. Uma foi a que saiu vencedora, e a outra categoria foi Projeto/Programa/Difusão/Memória com o “ABCDança”. O programa é uma ação da Associação Projeto Brasileiro de Dança (APBD), da qual a companhia integra, e seu objetivo é ampliar o diálogo e favorecer a troca de experiência entre os grupos de danças das sete cidades da Região do Grande ABC e de São Paulo.
Detentora de vários prêmios e reconhecida no Brasil e internacionalmente, o grupo de danças de Diadema foi criada em 1995, iniciativa da prefeitura da cidade e da bailarina e coreógrafa Ivonice Satie.