
Sem desfiles de escolas de samba no Carnaval do ABC, em razão ao não subsídio das Prefeituras, os blocos da região garantem o ziriguidum com programação recheada aos que esperam passar o feriado com samba no pé. Os grupos são todos abertos para novos foliões. Quem quiser participar basta seguir os critérios da organização e se preparar para a folia.
No centro de Santo André, o tradicional cortejo carnavalesco do Maloca do Barbosa, que desfila desde 2013 em homenagem a Adoniran Barbosa, garante a festa do dia 3 de fevereiro, a partir das 11h. A animação começa na calçada do Cine Teatro Carlos Gomes, e desce o calçadão da rua Coronel Oliveira Lima, às 14h30, e encerra na Bernardino de Campos, no trecho de bares. Este ano, o bloco fundado em 1980 traz a Santo André o concurso de melhor fantasia geral e performance Drag Queen. O Maloca fará venda de camisas na concentração a R$15, no entanto, para participar não é obrigatório adquirir o produto. A expectativa do Maloca do Barbosa é que mais de 600 pessoas participem do desfile.
Criado pelo publicitário Antonio Pastorelli e o engenheiro Carlos Marcelo, o bloco É de Arrepiar promove Carnaval solidário, em Santo André. Para participar da festa com a camiseta do bloco, o folião deve levar um kg de alimento não perecível (exceto sal ou açúcar), que será doado a instituições beneficentes. “Estamos com expectativa de trocar entre mil a duas mil camisetas e a ideia é ajudar os que precisam”, diz Pastorelli.
A concentração será no dia 3 de fevereiro, a partir de 12h45, na rua Dona Gertrudes de Lima, 427, no Bar do Pato, centro de Santo André. Para o Carnaval deste ano, Pastorelli diz que há possibilidade de novidades. “Possivelmente teremos em nossa concentração a participação do pagodeiro Chrigor, ex-integrante do Exaltasamba”, diz.
Também em Santo André, no dia 10 de fevereiro, a Banda da Baxaria, se reúne às 12h30, no encontro das ruas Dona Elisa Flaquer com a Álvarez de Azevedo, no centro. O bloco fundado em 1980 e promete colocar samba no pé com as principais marchinhas de Carnaval.
No Sesc Santo André, a Comunidade de Samba do Mauá, com intenção de resgatar o samba de raiz e relembrar os mestres do gênero como Noel Rosa, Cartola, Nelson Cavaquinho, entre outros, prepara a roda de samba que acontecerá na lanchonete, dia 11 de fevereiro, a partir das 13h. A entrada é gratuita.
Batucachaça
Em São Bernardo, o Bloco Batucachaça, criado em 2010 por um grupo de amigos do Parque Selecta, já iniciou os ensaios para o desfile que acontece no dia 3 de fevereiro, a partir das 12h30. A concentração acontece no final da rua Apolonio Monteiro da Mota, e após isso sai para folia pelas ruas do bairro. Em comemoração aos 100 anos de samba, tema celebrado pelo bloco, o grupo de pagode Artbela também se apresenta no bairro a partir das 15h
O Bloco Comando da Madrugada convida os visitantes a caírem na folia de São Bernardo, no dia 3 de fevereiro, com concentração a partir das 12h, e saída pelas ruas da vila Vivaldi, às 16h. No mesmo dia acontece o baile de Carnaval das 19h às 22h na Sede do Vila Vivaldi (rua Sapucaí, 355) com entrada a R$ 5.