
Em sua primeira sessão de 2018, a Câmara de Ribeirão Pires votará o veto do prefeito Kiko Teixeira (PSB) em relação à proposta de 13º para os vereadores, prefeito e vice-prefeito. A propositura é a última pauta dos trabalhos desta quinta-feira (1º). Os benefícios foram aprovados no final de novembro do ano passado após decisão da Justiça favorável a este tipo de medida.
Lei municipal foi usada como motivo para veto
Kiko Teixeira vetou a proposta afirmando que qualquer tipo de votação sobre os vencimentos dos vereadores e do prefeito e vice só podem ser apreciados no Legislativo no último ano de mandato e até 30 dias antes das eleições, conforme aponta a Lei Orgânica do Município (LOM). Ou seja, essa propositura só poderia entrar na pauta do Parlamento Municipal em 2020.
Mais duas cidades aprovaram benefícios para políticos com cargo
Além de Ribeirão Pires, outros dois municípios da região aprovaram o 13º salário para seus políticos com cargos eletivos, Mauá e Rio Grande da Serra. Em relação às demais, o assunto foi deixado de lado após posicionamento do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) que é contra a decisão, fato que poderia implicar em uma futura reação contrária às contas dos Legislativos que passam por análise na Corte de Contas.
Auricchio divulga notícia sobre Márcio França no PSDB
Usando o WhatsApp, o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), divulgou aos amigos uma matéria que relata que nos bastidores do tucanato já se fala de um convite do governador Geraldo Alckmin (PSDB) para que seu vice, Márcio França (PSB), migre para sua legenda. Caso este convite seja aceito, o tucano resolveria dois problemas: primeiramente, garantiria a candidatura de seu partido ao Governo do Estado; e depois manteria o apoio socialista a sua segunda tentativa em chegar à presidência da república.
Base aliada de Paulo Serra segue abalada após suspensão do IPTU
Um dia após anunciar a suspensão do aumento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), a relação do prefeito Paulo Serra (PSDB) com vereadores da base aliada ainda está abalada. Isso porque na reunião com comissionados, nesta quarta-feira (31), apenas um parlamentar governista marcou presença: Lucas Zacarias (PTB), filho do vice-prefeito Luiz Zacarias (PTB). Antes do anúncio do tucano, 13 vereadores governistas assinaram o requerimento de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) contra as distorções dos carnês.
Apertem os cintos, andreenses!
Na mesma reunião com os comissionados, nesta quarta-feira (31), o prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), deu sinais de preocupação com as finanças do Paço, após ter de recuar no aumento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ao prever um ano de dificuldades e austeridade nos cofres públicos. Somente com os novos valores cobrados nos 222,6 mil carnês, o governo previa um acréscimo de R$ 140 milhões nos cofres públicos em comparação a 2017.
Protesto no Legislativo
Na primeira sessão ordinária na Câmara de Santo André em 2018, Associação dos Voluntários da Saúde de Santo André (AVSSA) usará a tribuna para criticar promessas não cumpridas pelo prefeito Paulo Serra (PSDB), segundo nota da organização. O grupo diz que o governo não assumiu o compromisso antes firmado de pagar o aluguel da atual sede e dar apoio financeiro nas ações sociais junto aos pacientes e familiares. Por essa razão, a entidade corre o risco de encerrar as atividades.
Abastecimento de água restabelecido em Santo André
Em nota, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) informou que o fornecimento de água para Santo André pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) está normalizado há uma semana, com a vazão média de 2,2 litros por segundo. Na semana passada, o governo andreense acusou a empresa estadual de reduzir o abastecimento como forma de pressionar o pagamento da dívida de R$ 3,4 bilhões.
Decisão sobre nova reitoria da Fundação Santo André fica para próxima semana
Anunciada para acontecer, nesta quarta-feira (31), a decisão sobre quem ocupará o cargo de reitor(a) do Centro Universitário Fundação Santo André ficou para a próxima semana. Dois nomes estão no páreo, o professor Francisco Milreu e a professora Andréa Dias Quintão. Quem receber o aval do prefeito Paulo Serra (PSDB) só tomará posse em abril.
Governo Federal confirma Mauá no programa “Internet para Todos”
Em visita ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, nesta quarta-feira (31), o prefeito de Mauá, Atila Jacomussi (PSB), recebeu a informação que o município receberá investimentos do programa “Internet para Todos”, que visa levar acesso gratuito a internet em prédios públicos e praças. A confirmação foi feita pelo diretor do Ministério, Jânio de Souza Barbosa.
(Informações de Bruno Coelho e Carlos Carvalho)