
As obras da creche do Jardim do Mirante, localizada na região do Condomínio Maracanã, em Santo André, estavam paradas desde 2015. Nesta quarta-feira (21), a construção foi vistoriada e está sendo retomada. Prevista para ser inaugurada no início de 2019, terá capacidade para atender cerca de 320 crianças, com idade entre 0 e 4 anos.
A creche do Jardim do Mirante terá três berçários, sete salas de aula, sala de arte, multimídia e brinquedoteca, além de toda estrutura de creche, como lactário, lavanderia e playground. “Desde o ano passado, já retomamos a construção de sete creches, que estavam com obras paradas desde o ano retrasado. As regiões são muito populosas e tem demanda grande por creche”, afirmou o prefeito Paulo Serra. “Não queremos deixar nenhuma criança fora da creche na cidade” completou.
As unidades estão sendo construídas por meio do programa Proinfância (Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil), do governo federal. O programa estabelece ao Ministério da Educação a responsabilidade por 75% dos custos de cada creche e o município arca com os 25% restantes. Cada creche será construída com investimento de cerca de R$ 6 milhões em média. As obras foram suspensas em 2015 devido à falta de pagamento dos repasses do município ao programa.
Um dos principais fatores que permitiram esta retomada foi a nova classificação financeira do município, atribuída pela Caixa Econômica Federal, que passou da nota E- para a C- em 2017. Anteriormente, com uma classificação mais baixa, todos os projetos deveriam passar pelo governo federal para que este fosse avalista e fiador de todos os projetos e obras. Atualmente, as tratativas são feitas diretamente com a Caixa.