
A Secretaria Estadual de Segurança Pública divulgou, nesta sexta-feira (23), os dados estatísticos de crimes em relação a janeiro de 2018. Comparado com o mesmo mês de 2017, os registros de homicídio doloso cresceram 30% na região. Casos de lesão corporal dolosa e estupro de vulnerável também apresentaram alta na região com o comparativo.
Os casos de homicídio doloso (com intenção de matar) subiram de 14 no primeiro mês do ano passado para 20 no primeiro mês desse ano. São Bernardo foi o município que mais registrou casos desse crime, sete, quatro a mais do que em janeiro de 2017. Na sequência aparece Mauá com cinco (três casos a mais no comparativo). Diadema registrou um caso a mais entre um período e outro, subindo de dois para três.
Santo André registrou o mesmo número nos dois meses comparados, quatro cada. Ribeirão Pires apresentou uma queda de dois para um caso. São Caetano que apresentou um caso em janeiro de 2017, não registrou este tipo de crime no primeiro mês de 2018. Rio Grande da Serra não registrou homicídios dolosos em ambos os períodos.
Como consequência também aconteceu o crescimento no número de vítimas que subiu de 14 para 21. São Bernardo também lidera essa estatística com oito pessoas assinadas. Na sequência aparecem: Mauá (cinco); Santo André (quatro); Diadema (três); e Ribeirão Pires (um).
Outros crimes
Mais cinco tipos de crime apresentaram aumento no primeiro mês deste ano. Furto de veículos subiu de 736 para 815 casos registrados (aumento de 9,7%). Lesão corporal dolosa subiu de 405 para 461 (12,15%). Homicídio doloso por acidente de trânsito cresceu 50% (de um para dois casos) e o número de vítimas também subiu (de um para três).
Em relação a estupro de vulnerável o aumento foi de 40%, crescendo de 18 para 30 casos. Até o ano passado, a Secretaria de Segurança Pública divulgava os casos de estupro de vulnerável e de estupro separadamente, mas a partir dos dados de janeiro de 2018 resolveu, também, apresentar os registros somados. Neste caso, a comparação apresenta o mesmo número de ocorrências, 49, tanto no primeiro mês de 2017 quando no mesmo período deste ano.