
A integração tarifária foi o principal tema da visita da comitiva de Turim (Itália) a sede da Metra, em São Bernardo, nessa terça-feira (27). A falta de um cartão que seja aceito em todos os modais de transporte foi motivo de questionamentos do grupo. Outro ponto visitado pelos italianos foi o Terminal Metropolitano Santo André Oeste, neste local as perguntas foram em torno da infraestrutura e a integração com a linha da CPTM.
A comitiva de Turim tentou entender como funcionava a integração entre os modais de transporte na região e questionaram a falta de um único cartão para que qualquer morador do ABC acesse todas as linhas de ônibus, trólebus e a linha-10 da CPTM. Atualmente cada cidade tem o seu sistema: Bilhete Único Andreense (Santo André); Cartão Legal (São Bernardo); Cartão Sits (São Caetano); Cartão SOU (Diadema); Cartão SIM (Mauá); Cartão BOM Municipal (Ribeirão Pires); além do Cartão BOM na linha-10 da CPTM, trólebus e linhas intermunicipais.
O único local com integração entre ônibus municipais e intermunicipais (além da CPTM) é Rio Grande da Serra. Desde março do ano passado existe a tarifa integrada entre os ônibus da Rigras (intermunicipais) e da Viação Talismã (municipais).
Em Turim existe apenas um cartão para toda a região metropolitana – formada por 27 cidades. Com 1,50 € (euro) – R$ 5,97 – uma pessoa pode acessar qualquer uma das cinco linhas de trem, uma linha de metrô, oito linhas de metro trains (trens que utilizam as ferrovias para integrar as cidades menores) e as 90 linhas de ônibus durante uma hora e meia. Também tem outras modalidades de cartão: diário, semanal e mensal. A capital da região de Piemonte já se prepara para que a cobrança seja feita a partir de um aplicativo no celular.
Apesar dos questionamentos, o representante do Departamento de Transportes de Politécnico de Turim, Giuseppe Estivo, considera que a região tem uma grande oportunidade de realizar a integração tarifária.
“Existe uma grande oportunidade na região do ABC para se criar uma agência regional para a operação do transporte. Uma única entidade fazendo a gestão do transporte público e dividindo a receita com os operadores. Assim você conseguiria ter um único cartão para todo o sistema”, explicou.
Terminal

O grupo deixou a sede da Metra e fez o percurso no Corredor ABD até o Terminal Metropolitano Santo André Oeste. No local, as principais reclamações aconteceram sobre a sinalização e a falta de um estacionamento público que faça a integração do modal individual com o transporte coletivo.