
Quem ainda não foi atingido pela onda do Kefir ou nunca ouviu falar sobre esses grãos que prometem saúde, essa é uma oportunidade. Segundo Thais Tezza, nutricionista da cozinha Saúde está Servida, em Ribeirão Pires, o Kefir é um conjunto de bactérias e leveduras que, por meio de simbiose, convivem em comunidade fermentativa. Também chamados de probióticos, se alimentam do açúcar ou carboidratos. Do Kefir, é possível dar origem a diversos líquidos e alimentos.
Existem dois tipos de Kefir: de água e de leite. O de água se alimenta de açúcar dissolvido em cada 500ml de água e 1 colher (sopa) de açúcar. O de leite se alimenta de lactose. O cultivo e o consumo estão interligados, portanto, os grãos precisam ser alimentados para não morrer, enquanto consumimos o líquido coado. Funciona assim: cada copo de água/leite, Thais recomenda 1 colher (sopa) de grãos de Kefir.
Para consumir, deixe em um recipiente fermentando, de preferência tampado e fora da geladeira, 24h para o Kefir de leite, e 48h para o de água. “Coe o conteúdo com peneira de plástico, e o líquido que for retirado, pode ser consumido. Se for de leite, a textura será como iogurte e pode ser batido com frutas ou preparar derivados. O de água pode ser utilizado para fazer sucos a gosto”, explica Thais. O processo de alimentação deve ser feito com boa frequência. “Se enjoar, pode congelar os grãos por até 6 meses”, completa.

Benefícios
Além de ricos em nutrientes, proteínas e triptofano, os probióticos contribuem para o equilíbrio intestinal, que por sua vez, também possui bactérias vivas. Dessa forma, o Kefir auxilia no equilíbrio entre bactérias boas e ruins, e pode evitar aquisição de doenças, já que contribui com a imunidade. “É um grande aliado na prevenção e diminuição do risco de câncer, principalmente de cólon. Podem impedir infecções, além de auxiliar no tratamento da candidíase”, ensina Evelin Siqueira, nutricionista em São Caetano.
Onde encontrar
Como toda bactéria viva, essas também se proliferam. Se alimentadas corretamente, se multiplicam. “As pessoas entendem os benefícios e têm o prazer de distribuir para os outros, eu, por exemplo, sou uma grande doadora dos probióticos”, conta Thais.
É comum encontrar sites que cobram apenas o frete para envio. “Não temos o hábito de comercializar aqui no Brasil”, diz Evelin. Há também opções de grupos nas redes sociais com doadores e receptores do produto.
Dicas das nutricionistas:
- Não utilizar materiais de metal para manipular o Kefir, plástico e silicone são mais adequados.
- Dê preferência para recipientes de vidro esterilizados para reservar os grãos.
- NÃO aqueça o Kefir. A temperatura ambiente é ideal para a fermentação.
- Não é necessário lavar os grãos entre uma fermentação e outra.
- Reserve um kit apenas para o Kefir, para evitar a contaminação.
Receitas com Kefir de água e leite:
Cream cheese com especiarias
Ingredientes:
03 colheres de sopa do iogurte de kefir dessorado por 12 horas (Para retirar o soro do kefir de leite fermentado, deixe passar num filtro de papel de café por cerca de 04-06 horas). O leite fermentado vai então ficar com a consistência de um cream-cheese.
01 colher de chá de ervas de Provence (ou ervas de sua preferência *)
sal e pimenta à gosto
Leite fermentado para acertar a textura caso seja necessário
Procedimento:
Misture todos os ingredientes experimentando para acertar sabor. Sirva com torradinhas.
* orégano e noz moscada são ótimas sugestões
Água Kefirada Refrescante
Ingredientes:
200 ml de água kefirada (fermentação de até 48 horas)
200 ml de água mineral
Um punhado de folhas frescas de hortelã pimenta OU capim limão fresco
Procedimento:
Bater tudo em liquidificador coar e servir. Adoçar se sentir necessidade.
*Receitas enviadas pela nutricionista Thais Tezza