
Ex-vereador de São Bernardo, Admir Ferro acertou a sua futura filiação ao PSB para se candidatar a deputado estadual na eleição de outubro. O partido é o mesmo do vice-governador Marcio França, que assumirá o comando do Palácio dos Bandeirantes no dia 6 de abril e disputará reeleição. A confirmação ocorreu nesta quinta-feira (29), em comunicado do ex-parlamentar ao seu grupo político.
Ferro enxergou o PSB como melhor opção para dar estrutura ao projeto de conquistar uma das 94 cadeiras na Assembleia Legislativa. O convite partiu do também ex-vereador e presidente municipal da sigla, Antônio Cabrera. “O PSB nos oferece a possibilidade de renovação na política, não em idade ou de nomes, mas de ideias, de pessoas sérias, competentes, com caráter e de mãos limpas”, pontuou.
O ex-vereador arruma as malas para o PSB após deixar o PTB neste mês, em decorrência da aproximação do partido com o governo do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), seu desafeto político. Em janeiro, Ferro foi destituído da presidência da legenda, hoje ocupada pelo secretário municipal de Assuntos Jurídicos e Cidadania, José Roberto Gil Fonseca.
Nas eleições municipais de 2012 e 2016, Ferro foi candidato a vice-prefeito nas chapas encabeçadas pelo deputado federal Alex Manente (PPS), rival de Morando. Por essa razão, um PTB próximo ao tucano seria inóspito para as pretensões do ex-vereador. Os atritos entre os dois, inclusive, também ocorreram dentro do PSDB, com uma longa disputa interna pelo controle do partido em São Bernardo, até a saída do ex-parlamentar.
Outro ponto que pode ascender a candidatura de Ferro é o tempo de exposição de França no horário eleitoral gratuito em emissoras de televisão e rádio, com mais de 20 minutos projetados. O vice-governador assume a chefia do governo paulista, devido à renúncia do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que cumprirá o calendário eleitoral para se desincompatibilizar do cargo, tendo em vista a eleição presidencial.
“Márcio França está numa crescente política importante. Foi vereador e prefeito de São Vicente (litoral paulista), deputado federal, secretário de Turismo e de Desenvolvimento Econômico. Tem bagagem, experiência e uma enorme lista de serviços prestados para o povo paulista. Possui todos os requisitos para conduzir os rumos do Estado de São Paulo”, elogiou Ferro.
Por sua vez, Cabrera citou o currículo de Ferro para trazê-lo aos quadros do partido. “Conheço o trabalho do Admir Ferro como parlamentar e como secretário de Educação e Cultura. Tivemos empenho e trazê-lo, porque sabemos de sua importância. Ele tem muito a contribuir com a cidade e com a região. Tem tudo para ser nosso deputado estadual e nos representar na Assembleia Legislativa”, reforçou.
Com seis mandatos como vereador, Ferro também comandou a Secretaria de Educação e Cultura – atualmente desvinculadas em duas Pastas – em São Bernardo por 12 anos, durante os governos de Maurício Soares (PHS) e William Dib. O ex-parlamentar se candidatou a deputado estadual em 2010 e angariou 22.275 votos, insuficientes para ingressar ao Parlamento paulista.
As assinaturas das fichas de filiações de Ferro e aliados ao PSB ocorrerão nos próximos dias.