
O Hospital e Maternidade São Lucas, em Ribeirão Pires, passa a contar com o serviço de registro dos bebês nascidos no local. Por meio de parceria entre a Prefeitura e o Cartório de Registro Civil da cidade, os pais dos recém-nascidos podem agora efetuar o registro e sair da maternidade com a Certidão de Nascimento e o CPF do bebê em mãos.
Nascido na segunda-feira (2), às 8h28, o pequeno Davi, que teve o pré-natal na rede municipal, foi o primeiro a ter o registro de nascimento efetuado no hospital. “O serviço é uma comodidade para nós, pais. Ao invés de termos que despender tempo para efetuar o registro num cartório, já saímos daqui com o documento. Assim aproveito para ficar ao lado do bebê e da minha esposa, Larissa”, disse Erick Rodrigues Sim, 23 anos, pai do Davi.
A oficial do Cartório de Registro Civil da Comarca de Ribeirão Pires, Raquel Silva Cunha Brunetto, explica que o Hospital e Maternidade São Lucas disponibilizou espaço e estrutura para a realização do serviço – às segundas, quartas e sextas-feiras, das 15h às 16h (horário de visitas). “O hospital só passou a ter condições para que ofertássemos o serviço aos pais após a reestruturação. Agora conseguimos emitir a primeira via da certidão e registro de nascimento gratuitamente, sem que os pais precisem sair da maternidade”.
Para solicitar o documento do recém-nascido, os pais precisam apresentar os RGs; no caso de não serem casados, o pai precisa apresentar termo de declaração de paternidade; e, caso sejam casados, a certidão de casamento.
O Hospital e Maternidade São Lucas passou por reestruturação em 2017, ano em que a Prefeitura firmou convênio gratuito para o município com o Grupo São Cristóvão Saúde – para a gestão dos recursos médicos da unidade e apoio na realização de diagnósticos.