
Quem pretende viajar para o Nordeste em maio e procura um lugar inesquecível, diferente e com várias opções de passeio deve levar em conta Morro de São Paulo. Com paisagens paradisíacas, a vila localizada em Cairú, ilha do arquipélago de Tinharé, na Bahia, atende a todos os gostos, pois tem praias para curtir e praticar esportes aquáticos, para os adeptos do sossego e os que gostam de agitação. Além disso, o vilarejo teve importante papel na história brasileira durante os séculos 17 e 18, contada nos monumentos do local.
Em Morro de São Paulo têm ordem numérica. A chamada Primeira Praia é ideal para quem curte esportes aquáticos, como mergulho com cilindro, surf, wakeboard, tirolesa e banana boat. A praia está situada entre a vila e Segunda Praia, que por sinal tem um estilo diferente, pois é mais agitada e com badalação durante o dia e à noite. Já a Quarta e a Quinta Praia são mais isoladas, semidesertas e ideais para relaxar. Na mesma ilha existem outras praias, como Porto de Cima, Porto da Pedra, Gamboa do Morro, Garapuá e Pratigi, que convidam o turista fazer caminhadas quando a maré está baixa. Outras opções são Garapuá e Pratigi.
Uma curiosidade em Morro de São Paulo é que não existem carros, o que propicia um ambiente tranquilo e relaxante longe da correria e agitação das cidades. Se houver interesse, a dica é se hospedar nos hotéis da Quarta e Quinta Praia, que oferecem carros aos hospedes. O trajeto é feito por uma rua paralela à praia, só que os turistas os passageiros desembarcam em uma rua situada atrás da Segunda Praia.
Monumentos
Vale muito conhecer os aspectos históricos e culturais do vilarejo, como a Fortaleza de Tapirandú e seu Pórtico, construídos para evitar invasões holandesas e proteger a Baía de Todos os Santos no período colonial. Outro destaque é a Fonte Grande, para o abastecimento de água dos moradores e prisioneiros. Na época da construção, a fonte foi considerada exemplo de tecnologia. A Igreja Nossa Senhora da Luz, que tem o nome da padroeira do local, é responsável por manter vida a fé católica ao longo dos séculos neste vilarejo. Outro ponto histórico é o Casarão, construído e utilizado para depósito de farinha antigamente e atualmente pousada. Foi a maior construção de sua época e no passado abrigou Dom Pedro II em visita à ilha.

Viajar para o Morro de São Paulo também é aproveitar a culinária baiana, famosa pelo caruru, vatapá, moqueca, caldo de peixe e o acarajé, principalmente na Segunda Praia. Algumas opções de restaurantes na Vila de Morro de São Paulo são O Casarão, Mar dos Corais, Casa da Praça, Café com Arte, que oferecem pratos de R$ 50 a R$ 200.
Para se hospedar, a rua principal, conhecida como Caminho da Praia, concentra além de restaurantes e comércio, várias pousadas, como Pousada Caminho da Praia, Mareia, Charme, Mediterrâneo, Estevão e Gaúcho. Outra alternativa é ficar na Primeira Praia ou na Segunda Praia nas pousadas Ilha das Flores, Ilha da Saudade, Ilha do Sol, Brisa Mar, Lua Cheia, Pousada Morena, Bahia Bella, Sol de Verão, Villa das Pedras e Pousada da Torre. (Colaborou Julia Natulini)