
A Secretaria de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires dá sequência ao programa de castração gratuita de cães e gatos na cidade. Iniciada em 2017, a ação contempla 500 animais – já cadastrados pela Prefeitura. No sábado (28), 64 cachorros e 36 gatos fizeram a cirurgia de castração no Centro de Controle de Zoonoses do município. Lembrando que, em março deste ano, outros 120 cachorros e 40 gatos também passaram pelo procedimento.
Sara Mazete Burela, 28 anos, moradora da Vila Luzitano, levou duas gatas e um cachorro para a castração. “Eu achei que essa ação da Prefeitura é um exemplo de responsabilidade. Ao castrar um animal (cachorro ou gato) estamos prevenindo possíveis doenças e também contribuindo para reduzir a quantidade de ninhadas indesejadas. Esse é um jeito de diminuir o número de animais abandonados na rua. E muitas pessoas, assim como eu, adotam vários animais, nem sempre conseguimos castrar todos devido ao custo”.
“A castração faz parte de programa estabelecido pela Secretaria de Saúde e Higiene para o controle da população canina e felina na cidade, atendendo às diretrizes legais que norteiam a ação e também acolhendo pedido da população. Vamos dar continuidade a este trabalho, com a previsão de ampliação do número de vagas para 2018”, explicou a secretária da Pasta, Patrícia Freitas.
Mais informações sobre os serviços do CCZ podem ser obtidas pelo telefone 4824-3748.
Posse responsável – Abandono e maus tratos a animais são crimes com pena de até dois anos de detenção e multa, de acordo com a Lei Federal nº 9605/98, artigo 32. Todas as pessoas que adotam um animal de estimação são responsáveis por garantir seu bem-estar e segurança.
Alguns cuidados são essenciais para manter um animal em boas condições. Passear com o pet usando sempre a coleira e guia, garantir uma casinha ou caminha confortável, limpa, abrigado da chuva e do sol são algumas tarefas que não podem ser esquecidas. Além disso, todos os animais precisam de ração de boa qualidade e água limpa e fresca, para evitar problemas de saúde.