
Nesta quinta-feira (10) a Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde e Higiene, promoveu atividades especiais em comemoração ao Dia da Enfermagem – celebrado em 12 de maio. O evento, destinado aos profissionais da rede municipal, contou com palestras sobre humanização e temas do cotidiano dos profissionais do setor.
Durante a abertura da atividade, no Anfiteatro Municipal Arquimedes Ribeiro, a diretora técnica da Secretaria de Saúde e Higiene da cidade, Valquiria Djehizian, falou sobre a importância do trabalho realizado pelos profissionais de enfermagem na rede municipal. “Com toda gratidão, parabenizamos cada um de vocês por escolherem e seguirem uma profissão tão linda e sublime. Essa é uma carreira que exige muita ética, compromisso e dedicação. Muitas vezes, vocês deixam seus problemas, suas famílias, para estarem integralmente com um paciente que precisa dos seus cuidados”, disse.
Aparecida Lopes Jesus, 62 anos, atuou por mais de uma década como auxiliar de enfermagem no Hospital e Maternidade São Lucas. A profissional recebeu homenagem da Secretaria de Saúde e Higiene pelos serviços prestados e por ser modelo de dedicação para os profissionais do setor. “Eu escolhi essa profissão tardiamente e de coração. Se pudesse, continuaria por mais 20 anos trabalhando com isso, porque essa é uma dádiva de Deus. Fico muito feliz de ver que tantas pessoas também seguem essa profissão”, comentou emocionada Aparecida, hoje aposentada. Antes de iniciar o trabalho como auxiliar, a homenageada atuou por 20 anos como secretária da Escola Estadual Ruth Neves.
Após a entrega da homenagem, os participantes acompanharam palestra ministrada por Wilder Moggi, docente em pós-graduação em Urgência e Emergência e mestrando psicogerontologia no Instituto Educatie. A humanização aplicada ao setor de enfermagem foi destaque da apresentação. Na sequência, “Critérios para Doação de Órgãos: o conhecimento para o profissional da saúde” foi tema de palestra ministrada pelas estudantes Pâmela Moreira Santos e Regiane Pliveira, sob orientação do professor Leandro Dias.
Edmilson Viveiros, do Conselho Regional de Enfermagem, a coordenadora do curso de enfermagem da FAMA, professora mestra Marli Reinado, e o diretor de enfermagem da rede municipal de saúde de Ribeirão Pires, João Gabriel Vieira, participaram da abertura da atividade. Alunos da FAMA cantaram o hino da enfermagem, momento em que uma lâmpada a óleo, símbolo da enfermagem, foi levada ao palco e apresentada a todos os participantes.
O evento foi realizado no Anfiteatro Municipal Arquimedes Ribeiro.