
Quem gosta de vinho quente, quentão, milho cozido, pé de moleque e outras gostosuras juninas, pode ter uma noite de lazer diferenciada nos próximos finais de semana. As paróquias da região prometem já começaram com as quermesses, com muitos doces, salgados, bingos, missas, shows, brinquedos e até telão para o público acompanhar os jogos do Brasil durante a Copa do Mundo.
Em São Bernardo, a maior quermesse da região, Paróquia Santíssima Virgem, localizada atrás do Poliesportivo, conta com 450 voluntários que auxiliam a preparação do espaço de 14mil m². Um dos quatro coordenadores, Reinaldo Messias diz que embora a quermesse tenha iniciado em 19 de maio, os colaboradores trabalham desde fevereiro. “Fizemos um trabalho voluntário em comunhão, com força espiritual para que tudo ficasse bonito a tempo”, conta.
A festa segue até 8 de julho com 16 barracas de comidas típicas, um parque de diversão e boa gastronomia oferecidas pelas barracas de fogazza, yakissoba, caldo, batata frita, morango, churrasco e doces típicos.
Em Santo André, a festa na Catedral Nossa Senhora do Carmo é organizada por aproximadamente 200 voluntários que se preparam para receber ao menos três mil visitantes por noite. A festa começa dia 9 de junho e segue até 8 de julho, aos sábados e domingos, a partir das 18h, com música ao vivo às 19h30, brinquedos, bingo e 16 barracas gastronômicas.
O coordenador Paulo Cézar de Carvalho conta que, embora a festa tenha mais de 40 anos, toda edição procura apresentar uma novidade e o diferencial deste ano é a Cantina do Carmo, um salão que servirá macarrão, caldos e vinho em espaço fechado. “Quem conhece a festa sabe que é feita em um ambiente aberto. A Cantina do Carmo será montada pensando no público que prefere um espaço mais intimista”, explica.
Na vila Assunção, a Igreja Matriz realizará a tradicional quermesse a partir do próximo fim de semana, dias 2 e 3 de junho, e segue até os dias 30 e 1° de julho. Os preparativos foram sinalizados sábado (26) por dezenas de voluntários que montaram as barracas para venda de doces, salgados, quentão, vinho quente, chá do padre, churrasco e bingo.
Na Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, em Mauá, a festa termina já neste domingo (3). Os mais de 40 voluntários trouxeram como novidade o leilão de assados e prepararam 11 barracas de alimentação, com opções de lanche de pernil, batata, pastel, tapioca, espetinhos e chá do padre. Para aproveitar o último fim de semana, convidam a população para o show da dupla Roger e Rogério, no sábado (2), a partir das 19h, e a tradicional quadrilha no domingo (3), a partir das 18h.
São Caetano
Já em São Caetano, de 9 a 24 de junho, aos sábados e domingo, das 11h às 22h, acontece a quermesse da Sagrada Família. Terão shows todos os dias com cantores e bandas da região de diversos estilos. A novidade deste ano será o jogo do Brasil, nos dias 16 e 17 com telão na praça para o público acompanhar os jogos da Copa do Mundo. São 12 barracas de alimentação e duas de brincadeiras, com novidade a barraca do frango com polenta. A expectativa dos 150 voluntários é que ao menos 300 pessoas passem pela paróquia a cada dia de festança.
Ainda na cidade, os 50 voluntários da Paróquia São Bento também iniciaram a festa junina em maio encerram as atividades neste sábado e domingo (2 e 3). As 15 barracas oferecem tempurá, vinho quente, quentão, churrasco, pastel, doces e outros pratos. Para animar tem shows sertanejos no sábado e domingo, a partir das 20h, com Luan e Smith.
O final antecipado da festa junina é marcado também pelo início da 25ª edição da tradicional Festa Italiana, programada para 7 de julho. A novidade deste ano será a abertura com o festival de massas após a carreata, no horário de almoço, às 12h. Até 29 de julho os visitantes poderão aproveitar a ampla variedade de pratos típicos, vinho e música.