
Enquanto Tite acerta os últimos detalhes da seleção brasileira para a estreia no dia 17 de julho, na Copa do Mundo, as lojas de eletrodomésticos já estão em campo na busca de interessados em novos televisores para assistir aos 64 jogos. Apesar do momento de crise política e econômica, as empresas e especialistas esperam que as vendas cresçam em relação à Copa de 2014.
Para conseguir atrair novos clientes as lojas tentam emplacar as mais diversas promoções. O Ponto Frio anunciou o “Salário de Craque Ponto Frio”, no qual o consumidor que realizar compras acima de R$ 500 concorrerá a um prêmio de R$ 100 mil por mês durante um ano (haverá apenas um vencedor).
Nas Casas Bahia, estão em ação duas promoções, umas delas permite o cliente comprar uma TV acima de 60 polegadas e levar outro aparelho de 32 polegadas pagando R$ 1 a mais. A segunda promoção, denominada “Bolão Milionário Casas Bahia”, sorteará um prêmio de R$ 2 milhões para quem acertar os três primeiros colocados da Copa. Neste caso, os palpites serão permitidos para quem fizer compras de pelo menos R$ 500. Se houver mais de um vencedor, o prêmio será dividido.
“A Casas Bahia e o Ponto Frio estão com ações fortes focadas em preços e condições de pagamento. Além disso, nossas ações valorizarão o cliente multicanal e que deseja uma via única de compras, antenado com o universo físico e online e que deseja ter a opção de comprar no site e retirar na loja”, comenta o Grupo Pão de Açúcar por meio de nota.
Superstição
Outras redes apostam na superstição do torcedor como é o caso do Magazine Luíza, que lançou uma promoção para que o cliente troque a televisão em que assistiu a derrota do Brasil para a Alemanha, por 7 a 1, na semifinal de 2014, por uma TV nova. No caso do aparelho “antigo”, ele será avaliado e o valor será abatido na compra de um novo.
A Coop uniu ações voltadas para o mundial, festas juninas e o Dia dos Namorados, para alcançar não apenas venda de televisores, mas de outros aparelhos eletrônicos e área de alimentos. “Entendemos que a seleção brasileira vive um grande momento, sendo uma das favoritas para ganhar a Copa do Mundo, isso motiva o brasileiro a acompanhar e torcer para seleção. Como bons brasileiros que somos, queremos acompanhar esse evento com boas imagens, por isso entendemos que podemos alavancar nossas vendas”, disse Marta Borges, gerente de compras da Coop.
Expectativa
O Grupo Pão de Açúcar fala em otimismo nas vendas, apesar de não divulgar qual é o tamanho da expectativa de vendas. Mas a justificativa é no histórico na compra de aparelhos com uma melhor tecnologia. “As grandes apostas deste ano são os televisores acima de 55 polegadas, além de produtos com tecnologia e qualidade de imagem, como as TVs modelos UHD 4K”, diz Luciana.
A expectativa também é alta na Associação Comercial e Industrial de São Bernardo (Acisbec). “O lojista aproveita o período também para fazer promoções e desovar estoques”, afirma o vice-presidente da entidade, Valter Moura Júnior. A estimativa da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) é que 12,5 milhões de aparelhos sejam vendidos, 10% acima da quantidade vendida no ano passado.