
Com objetivo de capacitar os alunos dos cursos “Auxiliar de Chef de Cozinha” e “Iniciação à Cozinha Japonesa (sushiman)”, será inaugurada, na terça-feira (26), em Diadema, a Cozinha Escola da Fundação Florestan Fernandes (FFF) equipada com eletrodomésticos industriais como: forno, geladeira, refrigerador, entre outros. O evento será às 10h, na unidade 2 da FFF (rua Santo Inácio, 136, Jardim Pitangueiras).
A necessidade de autonomia foi um dos principais motivos que levaram à construção do espaço, uma vez que os dois cursos gastronômicos – Confeitaria e Panificação Artesanal – até então oferecidos pela FFF eram ministrados no Cresand (Centro de Referência de Segurança Alimentar e Nutricional). O de Panificação, entretanto, não terá inscrições abertas neste semestre. Os cursos “Decoração de Festas e Organização de Eventos” e “Jardinagem”, que também ocorriam no Centro de Referência, vão mudar para a unidade 2 da Florestan.
“Antes, tínhamos um local que não comportava as aulas e não era adequado para ministrar cursos voltados para a área de gastronomia. Então, pensamos em um espaço com mais segurança e conforto para enriquecer os conteúdos com foco na culinária. Nós optamos em fortalecer também a Unidade 2 da Fundação para que ela seja revitalizada e tenha uma vida acadêmica mais dinâmica”, afirma o presidente da Fundação Florestan Fernandes, Cacá Vianna.
Cursos novos
Essa é a primeira vez que a Fundação Florestan Fernandes oferece os cursos “Auxiliar de Chef de Cozinha” e “Iniciação à Cozinha Japonesa (sushiman)”, que serão iniciados em 7 de agosto e 16 de outubro, para munícipes maiores de 18 anos.
Para ser auxiliar de chef de cozinha, o aluno vai aprender a preparar e decorar pratos, quais os cuidados com a higiene, além de informações de formação de preços, tipos de serviços e etiquetas à mesa, cálculo de receitas e outros conteúdos necessários para o exercício da profissão.
A alta demanda de restaurantes japoneses no estado de São Paulo, maior do que o número de churrascarias, foi fundamental para a criação do curso “Iniciação à Cozinha Japonesa (sushiman)”, segundo Cacá Vianna. “Nós temos o princípio de promover cursos que facilitem a contratação dos alunos que passam pela Florestan Fernandes, até porque nós oferecemos cursos profissionalizantes livres. Nossa expectativa é oferecer cursos rápidos que busquem a empregabilidade”.
Na unidade, também será realizada a oficina “Mecânica e Manutenção Autos”, com carga horária de 160h, na qual os alunos vão conhecer os principais mecanismos de funcionamento do motor, conjunto móvel, conteúdos de distribuição, lubrificação, arrefecimento e ignição e funcionamento de automóveis, movidos à combustão por álcool e gasolina.
Inscrições
As inscrições para esses e outros cursos profissionalizantes gratuitos que envolvem áreas como beleza, terapias naturais, informática, comércio, construção civil, entre outras, continuam abertas até 16 de julho.
O edital com todos aos requisitos para participar dos cursos está no site da Fundação (www.florestan.org.br). As inscrições podem ser feitas por lá ou de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30, na sede da escola, que fica na Alameda da Saudade, 186, Vila Conceição. Os documentos necessários são RG, CPF e comprovante de residência.