Além de grupos de amigos e familiares, executivos e empresários são o foco do novo Café da Vila, inaugurado em junho, na vila Bastos, em Santo André. Com alto investimento em recursos tecnológicos, o empreendimento aposta na clientela que precisa de espaço para fazer reunião de negócios e trabalhos remotos numa mesa de café. O investimento chega perto dos R$ 12 milhões e deve abranger, ainda, um bistrô e um empório.
“Temos ambiente com acessibilidade e segurança. Esse é um dos nossos diferenciais, dentro de todo um conceito que começa pela arquitetura moderna, passando pelo mobiliário caprichado e confortável”, diz Reinolds Dantas, gerente do Café da Vila, cujo proprietário não é revelado.
O sistema de áudio e vídeo do empreendimento, de 2,8 mil m² somado a 70 vagas de estacionamento estão entre os atrativos. “São nove monitores de 47 polegadas que formam um videowall no principal salão do café, além de outras 32 TVs espalhadas pelo prédio e que podem exibir diferentes imagens. Toda a matriz do projeto foi desenvolvida na China. Diria que nunca vi isso nem em cafeterias de São Paulo. Tem som na área externa e até nos banheiros”, diz.
Por sinal, os responsáveis pela novidade querem fidelizar não só o público de Santo André, mas de todo o ABC. “E por que não o paulistano?”, sugere Dantas. “A inspiração vem de viagens feitas pelo proprietário (que é andreense e atuante em vários segmentos), que visitou cafeterias dos Estados Unidos e da Europa”, completa.
No que se refere ao conceito gastronômico, o cardápio reúne mais de 70 itens, entre cafés, tortas, bolos, salgados, lanches quentes, frios e fitness, drinks e doces (destaque para o Super Brownie e o Grand Gateau), todos em porções generosas, faz questão de evidenciar o gerente da casa. “Vamos além do simples café da manhã. Temos opções para todos os gostos e em nossa cozinha tudo é preparado com produtos frescos e de qualidade”, ressalta.
Até o momento cerca de 50 funcionários já foram contratados e a expectativa é aumentar o quadro. Para ir de encontro ao conceito é preciso atendimento de excelência. Segundo Dantas, os colaboradores passam por processo de treinamento e integração que engloba a tecnologia. O atendimento é feito com tablets.

Expansão prevista
O endereço (na rua Santo Urbano, 115) ainda vai abrigar um espaço para eventos e um bistrô, o Bistrô da Cidade, cuja expectativa é a de que abra as portas até o final do ano, o que vai depender da contratação de mão de obra especializada.
Para o final de 2019, está previsto um anexo, onde será instalado o empório – do mesmo grupo e que funcionava na avenida Portugal – para a comercialização de vinhos, queijos e outros itens servidos no bistrô. Por enquanto, o Café da Vila atende das 8h às 22h (de segunda a sábado) e até as 20h aos domingos. O funcionamento 24 horas está no radar.