
A gastronomia no ABC tem novo protagonista, a rede paranaense Kharina, que inaugura terça-feira (17/7) espaço no Shopping ABC, em Santo André. A unidade é a 6ª da empresa, que possui cinco endereços em Curitiba e agora executa o plano de expansão, com investimento inicial de R$ 12 milhões, no Estado de São Paulo e geração de 400 vagas de emprego. Nos próximos meses mais dois restaurantes abrem as portas, um em Campinas e outro em São Paulo. O bairro Cerâmica, em São Caetano, e a avenida Portugal, em Santo André, também estão na mira da empresa.
Cardápio fresco e não congelado é o principal mote da marca, que prepara quase tudo no dia e na própria unidade, exceto massas, frios e porções, produzidos na fábrica, em Curitiba. É de lá que virão, por exemplo, os sorvetes, uma receita elaborada há 30 anos pela família Cury, a proprietária. Hamburger sem adição de gordura artificial, grelhado de bife de chorizo (corte bovino nobre retirado do miolo do contrafilé), saladas, pratos executivos e milkshakes são algumas das especialidades da casa, voltada ao público A e B.
A unidade em Santo André oferece 130 lugares e opera em 280 m² de área, formato médio da rede, que possui restaurantes com padrão até 450 m²2. O projeto é da arquiteta paranaense Claudia Pereira, que assinou outras unidades da rede em Curitiba. A filial
O Kharina nasceu em 1975, pelas mãos do empresário brasileiro Rachid Cury Filho, que criou a marca com 24 anos de idade e levou o conceito drive-in para Curitiba. “Ele sempre quis manter loja própria, por isso só agora partiu para expansão”, afirma Vinicius Abreu, diretor administrativo financeiro.
Em 2017 a rede faturou R$ 25 milhões e este ano estima alcançar R$ 40 milhões. Além disso, o Kharina planeja, a partir de 2019, a abertura de unidades em outros Estados, como Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. “A meta é chegar a 24 lojas em 2020 e alcançar um incremento no faturamento para R$ 125 milhões/ano”, completa.