Com quatro anos de estrada, a banda de rock Heaviest, nascida no ABC, lança o segundo álbum da carreira The Wall of Chaos-t, que apresenta temáticas da atualidade para alarmar sobre assuntos importantes, como cyberbullying (assédio virtual), abuso de poder, depressão e intolerância política e religiosa.
Formado por Alax William (vocal), Guto Mantesso (guitarra), Renato Dias (baixo) e Vito Montanaro (bateria), o grupo fez o primeiro trabalho de divulgação do álbum em março deste ano, com o lançamento do clipe Fire It Up, música que foi veiculada no programa Backstage, da Rádio Kiss FM. A música procura sensibilizar em relação às guerras no extremo Ocidente.
“Buscamos tratar dessas questões de maneira mais profunda e íntima. Não superficialmente como a grande mídia. Tivemos a difícil missão de investigar histórias para traduzir em letras, como na Fire It Up, baseada no testemunho de refugiado sírio que veio para o Brasil em razão das guerras”, conta o vocalista Alax William.
Os shows fora do País e a adoção de um modelo de produção internacional, como a utilização da língua inglesa em todas as músicas, geraram frutos para participações especiais de músicos no novo disco. “As bandas brasileiras vêm escalando notórios degraus no cenário do rock internacional. Esse é o caminho que queremos trilhar”, aponta o guitarrista Guto Mantesso.
Com a coprodução de Roy Z, que assina trabalhos significantes do heavy metal mundial, como de Bruce Dickinson, Sepultura e Judas Priest, o álbum também contou com a voz de Zak Stevens (Savatage, Circ
“Só esperamos que as pessoas curtam o resultado e passe pelos mesmos processos de reflexão que percorremos ao compor as letras das músicas”, diz o baixista Renato Dias, que apesar de se inspirar em muitos artistas do rock nacional e internacional tentou manter a criatividade livre de padrões para construção do álbum.
“O sangue de nossas veias manchou as pedras, por favor mundo, olhe para nós e talvez algum dia não estaremos sozinhos”, diz uma das frases da música Blood, que teve o lyric vídeo lançado no Youtube há dez dias. A canção é dedicada para as crianças que sofrem com os conflitos na África.
O baterista Vito Montanaro destaca a importância dessa música. “Fazer parte de todas as etapas de criação foi mágico. É muito difícil escolher uma predileta, mas Blood, sem dúvida, tem significado especial porque fala do sofrimento de um povo esquecido pelas grandes nações. Foi a nossa forma de dizer que conhecemos

Segundo trabalho autoral da Heaviest mapeia muro do caos da atualidade; letras todas em inglês. Foto: Reprodução/ Capa do álbum
suas histórias e os vemos como pessoas que precisam de ajuda”, afirma.
O Muro do Caos
Três anos após o lançamento do disco Nowhere (2015), que teve turnê estendida até o fim de 2017, The Wall of Chaos–t é a forma encontrada pela banda de contribuir na conscientização de assuntos que não recebem a visibilidade que deveriam. “O objetivo é alcançar pessoas que estão longe de determinados problemas e mostrar que eles existem há anos e não são só temas de ficção tratados nos filmes”, completa Alax.
Cada uma das questões sociais relatadas nas faixas do CD, segundo os integrantes da banda, é um tijolo que sustenta o muro do caos, que também inclui as músicas Wake Up e e-Crime Suicide. As letras retratam temas como a depressão e o assédio virtual, respectivamente.
O álbum chegou às plataformas online dia 23 de julho e está disponível no site (www.sowstore.com.br).