
Na tarde desta sexta-feira, 14/9, a Prefeitura de Diadema realizou encontro Psicologia e Políticas Públicas em Diadema: Potencialidades e Desafios, voltado a profissionais de Psicologia da cidade. O evento ocorreu no auditório da Rede de Atenção da Criança e do Adolescente (RECAD).
Voltado aos psicólogos especializados na área e a estudantes de Psicologia, o evento contou com a presença da psicóloga Andrea da Costa Rolim, do Conselho Regional de Psicologia (CRP) da SubSede do ABC. Com experiência na articulação da Psicologia nas Políticas Públicas, os profissionais ministraram palestras sobre as potencialidades e desafios neste âmbito. A psicóloga Flávia de Almeida falou sobre a questão da psicologia na Saúde, enquanto Claudia Leone levou para o campo da Assistência Social e Marcos de Sá palestrou sobre a psicologia na Educação.
Planejado pelo grupo de Trabalho de Psicólogos que atuam na Assistência Social do Município de Diadema, no encontro foram ressaltadas as contribuições e relações que o psicólogo se propõe dentro da Assistência Social. Diante disso, o assunto tratado esclareceu questões que envolvem os conflitos surgidos desde a formação em Psicologia.
“O evento nos traz uma formação para nossa área e abre portas para uma atuação mais qualificada. As discussões nos fazem pensar que o outro também sente o que estou sentindo e em como essas informações vão agregar para o atendimento dos munícipes”, contou a psicóloga e educadora social do Centro POP, Fernanda Faganello.
Entre os profissionais que ministraram as palestras, está a psicóloga Flávia de Almeida Prado Cézari, graduada pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e especializada em Residência Multiprofissional em Saúde Mental pela UNIFESP. Marcos de Sá, mestre formado em Psicologia Social na PUC-SP que atualmente trabalha no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, além de Claudia Leone, que é psicóloga da Prefeitura de Diadema desde 2012.