Com ousado plano de expansão e foco no bilinguismo, a Maple Bear tem previsão de dobrar o número de escolas no Brasil até 2020. A rede canadense conta atualmente com 100 unidades em operação e 52 em processo de implantação. Uma delas no bairro Santa Paula, em São Caetano, com previsão de inauguração em 2019. Será a terceira escola da rede no ABC, onde já atua em Santo André e São Bernardo.
Gerente de negócios da rede, Adriano Magalhães destaca que o mercado do ensino bilíngue está em ascensão em meio à crise. “Apesar do momento de instabilidade política e econômica, estamos surfando numa onda boa. Embora com atuação mais forte na região Sudeste, a marca já chegou a praticamente todas as capitais brasileiras, com exceção de Macapá (AP)”, afirma.
Fundada em 2006, a Maple Bear foi adquirida em 2017 pelo grupo SEB Brasil, um dos maiores do mundo no ramo educacional, com escolas próprias, diferentes bandeiras no ensino superior e empresas de consultoria. “Com a troca de comando, se desenhou nosso plano de expansão nacional e internacional, inicialmente baseado na América Latina”, conta.
Segundo Magalhães, o ABC é um mercado em potencial e que representa visibilidade à proposta educacional do grupo, presente em 16 países e com uma média de 35 mil alunos, entre crianças e adolescentes (ensino infantil, fundamental 1 e 2 e médio). Com quase 2 milhões de habitantes, a região representa hoje 2,5% do nosso total de alunos no Brasil e um faturamento da ordem de R$ 18 milhões.

O modelo de negócio da rede é 100% baseado em franchising e todo franqueado começa com uma escola de educação infantil. O investimento inicial gira em torno de R$ 1,2 milhão, com suporte e capacitação de professores.
Tendência – Para o executivo, os pais têm percebido que faz todo sentido investir em educação de qualidade desde a primeira infância e o ambiente global propicia o interesse por um segundo idioma. “Nesse contexto, a Maple Bear entrega um nível de educação muito alto e bilíngue de fato”, ressalta.
A metodologia da escola é de imersão. Até o primeiro ano do ensino fundamental 1, todo o aprendizado é 100% em inglês. A partir dos sete anos, 50% em inglês (inclui disciplinas como Matemática e Ciências) e 50% em português (História, Geografia e, claro, Língua Portuguesa).
Estudos canadenses apontam que para a criança é natural pensar num segundo idioma e essa estimulação neurológica perdura por toda a vida, contribui na prevenção da Doença de Alzheimer e demência na terceira idade. A rede opera com metodologia canadense, a chamada metodologia ativa, em que a criança é instigada a descobrir, a se desenvolver. “Não é um método calcado na memorização, mas no pensamento e em desafios. O professor é um mediador e as crianças são estimuladas ao trabalho em equipe, colaborativo, não à competição. Não é à toa que o Canadá está entre os 10 melhores países do mundo em educação e o Brasil oscila entre o 50º e o 60º lugares, dependendo da matéria”, completa Magalhães, durante entrevista para o canal RDtv.