
São muitas as pizzarias que surgem na região, cada uma com suas características, tamanhos, espessuras de massa, sabores, temperos e molhos. Porém, na contramão do tradicional, alguns estabelecimentos investem na inovação para se destacar no mercado.
Há 12 anos no mercado, a Pizzaria Styllus, em Santo André, foi uma das primeiras a criar pizzas quadradas, tamanho família, com 10 pedaços (a partir de R$ 60). “A massa e o molho são os mesmos, mas muitos clientes juram que é mais gostosa. A versão equivale a uma redonda de 12 pedaços”, conta Natacha Lacerda, proprietária.
A Styllus trabalha também com a pizza broto de quatro pedaços (a partir de R$ 27) e a redonda oito pedaços (a partir de R$ 37). Há dois meses, apostou em sabores gourmet, nos mesmos tamanhos, que incluem shitake e shimeji, queijo brie, opções com linguiça artesanal, presunto parma e molho pesto, feito na casa. Há opção, ainda, de massas integrais.
Com mais de 80 sabores no cardápio, a Caravitta, em São Bernardo, também oferece pizzas de quatro e oito fatias, em bordas vulcânicas com catupiry ou cheddar e adição de mais um ingrediente, com acréscimo de R$ 15 na salgada e R$ 17 na doce. “Para nós é como se fosse um artesanato aperfeiçoado com o tempo”, relata o sócio Samuel Caravitta. Com a borda salgada, a queridinha da casa é a pizza com costela gaúcha, feita no bafo e desfiada. Para os fãs de doce, a dica é experimentar Nutella merengue (R$ 58) e a de uva Thompson (R$ 55).
A PIZZUP, em São Caetano, trouxe conceito de design, atendimento e operacional do Exterior, quando o proprietário Max Pavão viajou para buscar novas ideias. A casa trabalha com o “monte sua pizza”, nos modelos 1, 2 e 3. Na PIZZUP 1, o cliente opta por um queijo, um vegetal e quatro toppins, a partir de R$ 21. Na 2, um queijo, uma carne, dois vegetais e quatro toppins, a partir de R$ 26. Na 3, são dois queijos, duas carnes, três vegetais e quatro toppins, a partir de R$ 30.
São sete toppins entre alho frito, molho barbecue, orégano e outros. Atum, bacon, peito de peru nas carnes e vegetais com abobrinha, tomate seco, palmito etc. “A ideia é que o cliente tenha a liberdade para comer somente o que gosta. Sabemos a complicação para trocar e tirar elementos nas pizzarias”, diz Pavão, que em breve terá aplicativo com foco nas experiências que promove rastreabilidade dos pedidos, sistema de pontuação com fidelidade e pizzas favoritas.