
O Centro de Detenção Provisória de Santo André, unidade administrada pela Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo (Coremetro), registrou três tentativas de ingresso de material ilícito por visitantes. Nos três casos os visitantes foram suspensos do rol de visitas e encaminhados para a emissão de Boletim de Ocorrências junto ao Distrito Policial de Santo André.
Durante realização no procedimento de revista mecânica o aparelho de raio x indicou a presença de objetos estranhos. Na primeira apreensão, foram constatadas imagens da parte interna dos cigarros, indicando serem materiais ilícitos esverdeado e branco, aparentando ser maconha e cocaína respectivamente, sendo 40 unidades de cada.
Em outra apreensão, realizada no procedimento de revista mecânica no aparelho de scanner corporal, foi constatada na imagem, na altura do tórax, algo oculto no cós do top da visitante. Ao verificarem, encontrou-se cerca de 500 micropontos de substâncias análogas a K4, uma droga sintética.
Na terceira apreensão, o aparelho de raio-x constatou que os cigarros continham materiais ilícitos esverdeado e branco, aparentando ser maconha e cocaína. Foram apreendidas 60 e 40 unidades, respectivamente. Ainda, mediante revista no aparelho de scanner corporal, foi detectado na altura da cintura duas cartelas análogas à droga sintética, escondidas na costura da calça.
Em todos os três casos foram registrados Boletim de Ocorrência junto ao 1º Distrito Policial do município. Foram instauradas Apurações Preliminares para averiguação de eventual responsabilidade funcional e Procedimento Interno Disciplinar para averiguar faltas disciplinares cometidas por presos que se encontram sob custodia das unidades prisionais.Os casos flagrados em unidades prisionais da Coremetro são encaminhados à Delegacia de Polícia local para registro de Boletim de Ocorrência e demais providências. Deve-se observar que visitas flagradas tentando adentrar com objetos ilícitos em unidades prisionais são automaticamente suspensas do rol de visita.