
A partir desta segunda-feira (1/10) as estações de coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e os demais pontos de recebimento de pilhas e baterias portáteis administrador pela autarquia deixaram de receber os materiais. Agora, o descarte do material deve ser feito entre os 19 pontos da Green Eletron espalhados pela cidade.
O munícipe que levar o material a uma estação de coleta ou a um dos antigos pontos de recebimento da autarquia, será orientado sobre os atuais endereços de descarte disponibilizados pelas fabricantes. São eles: Atacadão Santo André I e II, Assaí Centro, Assaí Homero Thon, Assaí Vila Luzita, Carrefour Santo André, Carrefour Oratório, Carrefour Shopping ABC, Extra Hiper Industrial, Extra Super, Makro, Pão de Açúcar, Sam’s Club Santo André, Senac Santo André e Wal-Mart.
Novos estabelecimentos
Os estabelecimentos comerciais da cidade que comercializam pilhas e baterias devem estar atentos às necessidades de aderir ao Termo de Compromisso do Sistema de Logística Reversa dos materiais, orienta a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
Os estabelecimentos comerciais que vendem esses produtos podem aderir ao Termo de Compromisso de forma simplificada e sem custo na plataforma de Logística Reversa da FecomercioSP. Após realizar o cadastro, os comerciantes podem passar a receber esses produtos pós-consumo dos clientes e encaminhá-los para destinação ambientalmente adequada, de responsabilidade do fabricante ou importador. A meta é chegar a 2020 com a presença de urnas coletoras em todos os estabelecimentos comerciais dos 645 municípios de São Paulo.
As pilhas e baterias portáteis não podem ser descartadas no lixo doméstico porque podem contaminar solo, lençóis freáticos e cursos d’água. Elas devem ser mantidas em sacos plásticos ou embalagens plásticas até serem levadas a um ponto de entrega.